Desastres naturais

Mudança climática causará até 1 bilhão de migrações, diz relatório

LAURA MACINNIS da Reuters, em Genebra
A mudança climática deve levar até 1 bilhão de pessoas a deixarem suas casas nas próximas quatro décadas, disse um estudo divulgado nesta terça-feira (8) pela Organização Internacional para a Migração (OIM).


O relatório, lançado no segundo dia da conferência climática da ONU em Copenhague, estima que 20 milhões de pessoas já ficaram desabrigadas no ano passado por causa de desastres naturais, que devem se agravar devido à mudança climática.

O texto alerta que poucos "refugiados climáticos" têm condições de deixar seus países para tentar a vida em lugares mais ricos. O que ocorre, na verdade, é que eles se deslocam para cidades já superpopuladas, aumentando a pressão sobre países pobres.

"Além da luta imediata diante do desastre, a migração pode não ser uma opção para os grupos mais pobres e vulneráveis", disse o texto.
Leia mais

Nota do Editor - Estou nesse bilhão. Vou deixar minha casa nas próximas quatro décadas. Mas não será exatamente por conta de desastres naturais, embora a possibilidade não deva ser descartada. É que antes de quarenta anos estico as canelas. Aí há duas hipóteses: Ipiranguinha em Ubatuba ou Quarta Parada em Sampa. Vai depender do saco dos familiares. Viver é esperar a morte. Sem pagar dízimo. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu