Copa do Mundo


Clique para ampliar

A sorte está lançada

Sidney Borges
Brasil, Portugal e Coréia do Norte me levam ao longínquo ano de 1966 quando Ziraldo criou um símbolo para o time brasileiro, "Tri, o canarinho". Não sei se foi isso que causou o desastre, mas mesmo com Pelé, Garrincha e Tostão em campo perdemos da Hungria e de Portugal e saímos da copa na primeira fase.

O jogo contra os lusos foi uma autêntica caçada, bateram tanto no Pelé que acabaram por tirá-lo de campo. Como sempre acontece a ficha demorou a cair, na primeira pegada tinham de ter devolvido na mesma moeda. Nessa copa de triste memória Portugal enfrentou a Coréia do Norte num dos jogos mais bizarros que vi. Os coreanos haviam vencido a Itália por um a zero, corriam como loucos e logo marcaram três a zero. No segundo tempo Portugal fez cinco e ganhou.

A lição das pegadas portuguesas fez efeito. Na copa de 70 os ingleses sairam batendo, o volante Lee deu uma pegada em Marco Antônio e outra no goleiro Félix, com quem dividiu a bola e maldosamente deixou a chuteira para acertar o rosto. O capitão Carlos Alberto foi incumbido de dar o troco. Ele não tinha jeito para essas coisas, era um jogador clássico, elegante. Mas cumpriu a missão com galhardia, saiu da lateral e foi ao meio do campo esperar que a bola chegasse ao volante inglês. Quando a oportunidade se apresentou deu um chega pra lá tão eficiente que o valente Lee jogou o resto da partida no lado oposto do campo.

Foi uma entrada criminosa, digna de final de campeonato interno do Carandiru. Os ingleses abaixaram a crista e foram derrotados.

A chave brasileira de 2010 não é fácil, Portugal e Costa do Marfim são equipes fortes e a Coréia do Norte é uma incógnita. Devem passar Brasil e Portugal.

O grupo A tem a equipe da casa, África do Sul, além de México, Uruguai e França. Devem passar França e México. No grupo B passam Argentina e Nigéria, no C Inglaterra e Estados Unidos. Alemanha e Gana têm mais chances no grupo D enquanto Holanda e Camarões devem passar no E. No grupo F vejo boas perpectivas para Itália e Paraguai enquanto Espanha e Chile são favoritos no grupo H. Mas pode ser que nada disso aconteça, aí mora o interesse que o futebol desperta. Quem será a surpresa do campeonato? Logo mais saberemos, antes dizíamos: o tempo passa; agora podemos dizer: o tempo voa.

Acompanhe a copa no Ubatuba Víbora, onde o futebol é mais culto.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu