Coluna da Segunda-feira

Natal ?

“A recente enchente que atingiu a Zona Leste
pode ter persistido por ação intencional de órgãos
públicos municipais e estaduais.”*

Rui Grilo
Apesar do Natal representar a chegada da boa nova, d’Aquele que iria dar a vida para salvar a humanidade, é difícil que esta época não traga uma nostalgia dos nossos tempos de infância, que a gente não olhe para trás e para a frente e que não tomemos consciência do nosso fim cada vez mais próximo. É difícil não percebermos as grandes contradições sociais que ainda permanecem. É difícil não nos entristecermos ante o burburinho de pessoas que correm de um lado para o outro com as mãos carregadas de “ presentes”, enquanto vemos pessoas desesperadas por perderem tudo, inclusive familiares, nas últimas enchentes.

Mais trágico ainda, é a suspeita que tem circulado na internet de que a permanência dos alagamentos nas várzeas de São Paulo é conseqüência de uma atitude proposital para acelerar o despejo dos moradores para instalação de um parque ecológico. Para isso, teriam sido usadas comportas que na parte superior teriam sido abertas e na parte inferior, fechadas, fazendo com que as águas subissem. Segundo historiadores, o mesmo mecanismo teria sido usado nas cheias nas décadas de 20 e de 30.

Moradores da região até concordam com a criação do parque desde que houvesse um plano de reassentamento dos moradores. Mas estão sobrando na cidade.

De certa maneira, muitos pais revivem hoje o desespero da Família Sagrada de não ter um lugar para repousar, estando a esposa prestes a dar a luz.

'E difícil não nos sensibilizarmos com os povos que correm o risco de perder seus lares e a própria sobrevivência e que aguardavam, em Copenhagen, um acordo que os salvasse dessa ameaça. Será que podem ter alegria e esperança com o desfecho da reunião e com a decisão tomada pelos líderes mundiais' ?

Quando chega essa época, não consigo evitar a tristeza de não ter minha mãe presente, pois quase analfabeta, lutou para que os nove filhos estudassem e tivessem melhores condições que as suas e que não viveu para ver e aproveitar. Quando olho para o mar e vejo a beleza dessa paisagem, sinto muito por ela não poder compartilhar desse espetáculo.

Para levantar nosso astral, alguns pontos positivos importantes aconteceram: o Rio foi escolhido para a sede da Copa do Mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar na redução da mortalidade infantil, atingindo 65% no período de 1997 a 2006; também retirou 23 milhões de pessoas da linha da pobreza; e lidera o ranking de sustentabilidade com a nota 68, acima de países como a Suécia, a Alemanha e o Canadá, de acordo com a Germanwatch e a rede Climate Action Network.
Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br
*http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/12/461129.shtml

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu