Chuvas

Moradores da Praia da Almada, em Ubatuba, continuam ilhados. Chuva preocupa moradores

Do VNews (original aqui)
A chuva continua castigando Ubatuba. Moradores da Praia da Almada estão ilhados há quase uma semana e na região central da cidade, as famílias que já voltaram pra casa, têm medo de novas enchentes.

A chuva não para em Ubatuba e o medo de quem vive assim, tão perto do rio, só aumenta. "A gente não dorme mais, ontem à noite que choveu bastante aqui. Ninguém dormiu aqui à noite", diz uma moradora.

Os moradores do bairro Parque Guarani ainda se recuperam das enchentes. Muitos perderam móveis, colchões e eletrodomésticos. Na semana passada, em Ubatuba, mais de 160 pessoas tiveram que sair de suas casas por causa das enchentes. A maioria, do bairro Parque Guarani. As famílias ficaram abrigadas dois dias num ginásio do município.

Os moradores dizem que as enchentes são constantes. Para diminuir o problema, a prefeitura deve transferir oito famílias, agora em dezembro, para um conjunto habitacional.

"A previsão é a construção de 48 apartamentos. Neste momento estamos entregando o primeiro prédio com oito apartamentos. Já começamos a construir o segundo prédio e já passou pelo processo licitatório e já para começar a construção também do terceiro prédio", diz o Secretário de Planejamento, Claudinei Salgado.

O bairro Praia da Almada foi um dos mais atingidos pela chuva, em Ubatuba. Deslizamentos de terra e de pedras como essa bloquearam o único acesso. Cerca de 300 moradores estão ilhados. E os trabalhos estão prejudicados, porque a chuva continua.

A passagem só pode ser feita à pé. Por causa da pedra, um ônibus está parado desde sexta-feira passada. Os funcionários da prefeitura tentam liberar o acesso, mas ainda há risco de deslizamento.

"Queremos o quanto antes que isso seja resolvido. A gente vem trabalhando intensivamente para isso ser resolvido. Acreditamos para a temporada, a partir do dia 26 de dezembro, já consiga estar com essa estrada liberada, pronta, que as pessoas já possam estar fazendo a passgem aqui", diz José Roberto Monteiro, administrador da regional norte.

A Praia da Almada é um dos lugares mais procurados pelos turistas, em Ubatuba. Os moradores, que dependem do turismo, temem prejuízos na temporada. "A gente espera o ano todo essa época, né? Desse jeito é difícil. Vamos rezar pra dar certo", diz o pescador Renato.

E por causa da chuva forte, a Defesa Civil registrou várias quedas de árvores e barreiras na rodovia SP-50, que liga São José dos Campos a Monteiro Lobato. O motorista enfrenta lentidão em alguns pontos da estrada.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu