Brasil

Municípios perdem fôlego financeiro com repasse de serviços pela União

Para 70% das prefeituras, esse tipo de despesa comprometeu mais do que toda a arrecadação tributária própria

Ricardo Brandt
Os 5.563 municípios brasileiros gastaram em 2008 pelo menos R$ 11,8 bilhões com o custeio de serviços que são responsabilidade constitucional da União e dos Estados. Para 70% dessas prefeituras, esse tipo de despesa comprometeu mais do que toda a arrecadação tributária própria - um universo de 3.942 cidades com até 20 mil habitantes que este ano podem fechar as contas no vermelho.


São gastos com a manutenção de prédios da Justiça, das polícias, do Corpo de Bombeiros, de unidades hospitalares estaduais, fornecimento de transporte e merenda para alunos da rede de Estado entre outros. Pelo pacto federativo, os recursos para custear toda essa estrutura deveriam sair dos cofres dos governos federal e estaduais.

"Somos obrigados a decidir entre perder um posto da polícia na cidade, por exemplo, ou comprometer recursos que poderiam ser usados para investimentos. Obviamente optamos pela manutenção dos serviços para a população", afirma o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira (PT), representante da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Leia mais

Nota do Editor - Um comentário merece destaque:
Tulio Amaro em 26/12/09 ás 09:08
E o dinheiro jogado fora com as câmaras municipais, que servem apenas para fazer homenagens como nomes de ruas, e outras cretinices? E o dinheiro sujo que movimenta essas câmaras, com planos diretores que permitem construções em áreas que deveriam ser de proteção ambiental? Nenhuma palavra da ONG ou da Associação? Município incapaz de gerir com os recursos tem de ser extinto. Que saudade da constituição de 1967!

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu