Reflexões despretensiosas

Corsino Aliste Mezquita
“O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas reduzidas, a arrogância das autoridades moderada e controlada. Os pagamentos a governos reduzidos, se a Nação não quiser ir a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública”.

Ao ler o texto acima os governistas de plantão, de todos os níveis, já devem estar dizendo:
“O texto deve ter sido tirado de algum discurso de político conservador, liberal, capitalista, inimigo do governo atual e crítico de Lula por causa de”:
-Desequilíbrios orçamentários do governo;
-A dívida pública criada pelo desgoverno e os gastos crescentes da máquina e dos amigos do Presidente;
-Arrogância e empáfia dos governantes e de seus áulicos;
-Pagamentos e tolerâncias irracionais com os governos do Paraguai, Bolívia, Equador, Venezuela e Honduras;
-A Bolsa Família, sem controle e cobrança de retorno em educação dos filhos e orientação e promoção social;
-Os gastos com os de profissão políticos, comissionados em cargos sem a exigência de trabalharem e produzirem bens e serviços;
-As despesas com verbas de representação de deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores que, encastelados no poder, fazem política e enganam o povo, contando-lhe fantasias, com dinheiro público;
-As viagens a passeio e campanhas políticas realizadas com dinheiro público e desrespeito à lei, aos cidadãos de todos os níveis e ao bom senso.

Todo isso e, muitas outras coisas, podem estar embutidas, na filosofia encerrada no texto. São erros óbvios que devem ser evitados por qualquer governo que procure o bem comum e pense no presente e no futuro do país.

Erros tão óbvios e ululantes que foram denunciados em 55 a C (antes de Cristo), ou faz 2.064 anos, pelo gênio político de MARCUS TULLIUS (CÍCERO) que viveu, entre 106 e 43 a C. Nesse ano foi assassinado por defender a ética na política administrativa do Império Romano. Império que sucumbiu minado pela corrupção política de seus governantes.

A História deve nos levar a reflexões, mesmo que sejam despretensiosas.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu