Opinião

Sobre a queda do Muro de Berlim

Celso Lafer
Há 20 anos, neste espaço, analisando a queda do Muro de Berlim, escrevi um artigo intitulado ... e o mundo mudou! O artigo estava voltado para realçar que o Muro era um símbolo da guerra fria e que esta caracterizou a dinâmica da vida internacional no pós-2ª Guerra Mundial e impactou globalmente as concepções sobre os modos de organizar as sociedades. Por isso a sua queda antecipava uma mudança do paradigma de funcionamento do sistema internacional.


O artigo apontava que, subjacente à constituição formal da ordem internacional, da qual o grande texto era e é a Carta da ONU, existia uma constituição material. O Muro de Berlim, que separava a Europa Ocidental da Oriental, era um dos grandes símbolos dessa constituição material, vale dizer, da efetividade das forças configuradoras da operação do sistema internacional.

A constituição material da guerra fria é explicável pelas relações de conflito e cooperação entre duas superpotências, os EUA e a União Soviética (URSS). Estas, na era nuclear, passaram a ter um papel decisivo na definição, em escala planetária, das possibilidades de paz e dos riscos da guerra - a situação-limite da vida internacional. A razão estratégica desse período era comandada pelo equilíbrio do terror da dissuasão nuclear.

Neste contexto vicejou, na interação Leste-Oeste, o empenho competitivo na obtenção da primazia, por meios distintos, de uma abrangente ação militar, pois esta poria em risco, em função do poder destrutivo das armas nucleares, a própria sobrevivência da humanidade. Daí a batalha ideológica, alianças militares como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, guerras regionalmente localizadas, como a da Coreia e a do Vietnã, e a dinâmica que permeou o processo de descolonização da África e da Ásia.

Nesse cenário, a relativa estabilidade do equilíbrio do terror foi consolidando interdependências econômicas, abriu caminho para uma renovada presença da Alemanha Ocidental e do Japão no mundo (os derrotados da 2ª Guerra Mundial) e permitiu a inovadora criação do Mercado Comum Europeu.

A relativa estabilidade da guerra fria e sua dinâmica ensejaram a inclusão, na constituição material, da polaridade Norte-Sul, que se agregou à polaridade Leste-Oeste. A polaridade Norte-Sul, fruto das desigualdades da estratificação internacional, foi-se afirmando, como um ativo terceiro diplomático, nas brechas da polaridade Leste-Oeste. O terceiro-mundismo levou, nos ano 50, ao Movimento dos Não-Alinhados e, nos anos 60, no campo econômico, ao Grupo dos 77, direcionados para uma afirmação de um papel próprio para os países subdesenvolvidos na vida internacional.

A queda do Muro de Berlim foi uma indicação de que estavam mudando os padrões de funcionamento da vida mundial. Tinha, por isso, a natureza de um histórico evento inaugural. Sinalizava não só a desagregação como os desastres da utopia política, que a Revolução Russa emblematizou. Permitiu a reunificação da Alemanha, mas deixou pendente a divisão da Coreia. Antecipou a decomposição da URSS e do edifício interestatal do Leste Europeu através do qual se articulava o poderio político e econômico do grande polo do "socialismo real". Prenunciou o fim do comunismo como movimento global. Abriu espaço para a primazia política e econômica dos EUA, que deixou de ter a instigação para mudanças sociais do capitalismo que a presença da URSS no mundo propiciava.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu