Opinião

Chávez vai à guerra

Editorial do Estadão
O grande erro que se pode cometer em relação ao caudilho bolivariano Hugo Chávez é não levá-lo a sério. Por mais que ele atraia o ridículo com as suas tiradas - por exemplo, ao instruir os venezuelanos para não ficar sob o chuveiro mais do que 3 minutos, ou para usar lanternas, em vez de acender a luz, ao se levantar no meio da noite, ou ainda para não ligar o ar-condicionado -, seria temerário subestimar as suas bravatas e, pior ainda, os seus atos. Na última quinta-feira, depois de uma série de incidentes na fronteira com a Colômbia, infestada de guerrilheiros, traficantes e paramilitares, com sequestros, tiroteios e mortes, Chávez enviou 15 mil soldados para a região. A Venezuela só faltou romper as relações bilaterais quando o governo de Bogotá anunciou, em julho, um acordo militar com os Estados Unidos para defender o país do narcoterrorismo. O pacto foi assinado na semana passada.

Agora, na sua escalada contra o que propaga ser uma operação que visaria a assediar o regime dito bolivariano, Chávez aproveitou o seu programa domingueiro de rádio e TV, Alô, presidente, para trovejar ameaças. "Senhor comandante da guarnição militar, batalhões de milícias, vamos treinar", ordenou o coronel, falando explicitamente em preparar o país "para a guerra" com a Colômbia ? e, por tabela, com os Estados Unidos. "Estudantes revolucionários, trabalhadores, mulheres: todos preparados para defender esta pátria sagrada que se chama Venezuela." Numa alusão ao aumento da presença de tropas americanas em território colombiano (que não houve), acusou o governo do presidente Álvaro Uribe de ter-se "transferido" para Washington. Dirigindo-se a Barack Obama, pediu retoricamente que ele não se equivoque, ordenando "uma agressão à Venezuela", por intermédio da Colômbia.

A tentação de subestimar o belicismo chavista poderia ter o estímulo da lembrança de uma prática tão velha como o poder - a da fabricação de inimigos externos, sobretudo por governos autoritários, para desviar a atenção dos governados de seus fracassos e reforçar os controles do regime sobre a população insatisfeita. A invocação do patriotismo, é o caso de parafrasear, é o último refúgio dos tiranos. No presente caso venezuelano, a alegação de que "o império" quer transformar a suposta matriz do socialismo do século 21 numa "colônia ianque" provavelmente não bastará para disfarçar as responsabilidades do chavismo pela recessão econômica e, em especial, pela escassez de água e de eletricidade. Essa, aliás, a razão de ser das patéticas diretivas do caudilho sobre a duração dos banhos de chuveiro e o uso de lanternas.

Assentada sobre uma das maiores reservas de óleo do mundo, a Venezuela paga o preço da incompetência de Chávez em investir para recuperar a desmoronada infraestrutura nacional, enquanto desperdiçava bilhões de petrodólares, além da ideologia estatista que o fez nacionalizar, em 2007, o que ainda restava de empresas privadas no setor energético. Visto que essa crise não será superada tão cedo e que 2010 será ano de eleições legislativas no país, não há nenhuma razão para supor que os arreganhos chavistas ficarão restritos aos seus programas de auditório. Feita a escolha pelo estado de beligerância com a Colômbia, incidentes armados poderão surgir e se multiplicar a qualquer pretexto, com as proverbiais consequências imprevisíveis: na América Latina, guerras já foram travadas por motivos menos graves do que as ambições de Hugo Chávez e o seu medo de ver a maioria dos seus súditos se voltar contra ele.
Leia mais

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu