Mundo minúsculo


Insetos têm grande chance de apresentar consciência

Mesmo com cérebro minúsculo, animais apresentam circuitos de neurônios que podem ser responsáveis pela função

Do R7 Notícias
Simulações em computador indicam que mesmo com cérebro menor que a ponta de uma agulha, alguns insetos apresentam circuitos de neurônios que dão aos animais a chance de terem consciência e em alguns casos até podem contar. Cientistas das universidades de Londres e de Cambridge, no Reino Unido, disseram nesta terça-feira (18) que a capacidade de contar se torna possível apenas com algumas centenas de células nervosas, o que também há grandes chances de acontecer com os insetos. O site Daily Mail apresentou trechos do relatório sobre o estudo, que foi publicado no jornal acadêmico Current Biology. Os profissionais que estudaram o assunto contaram que "ao contrário do que se imagina, os cérebros maiores têm uma grande quantidade de repetição dos neurônios", o que comprova a teoria de que "os animais maiores não são necessariamente mais inteligentes".

Para se ter uma ideia, o cérebro de uma baleia chega a pesar 9 kg e 200 bilhões de células nervosas, contra aproximadamente 1,3 kg do cérebro humano, que tem 85 bilhões de neurônios. Já uma abelha, por exemplo, tem um milhão de células nervosas e seu cérebro pesa apenas um miligrama. A partir de agora, o desafio dos cientistas é verificar se esses animais compartilham com os seres humanos as mesmas áreas específicas para cada uma das funções cerebrais.
Leia mais

Nota do Editor - Esta explicado porque juntavam formigas nas páginas do meu livro de equações diferenciais. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu