Tecnologia



ADB-1, nasce o dirigível brasileiro

Divulgação
A empresa Airship do Brasil anuncia o primeiro voo público do dirigível modelo ADB-1, no dia 8 de setembro de 2009, às 19 horas e 50 minutos. O vôo ocorreu na sede da empresa Engevix S.A. localizada em Alphaville, na grande São Paulo.

Além da Engevix S.A., uma das maiores empresas de engenharia consultiva no Brasil, fazem parte do consórcio que compõe a Airship, a Transportes Bertolini Ltda. e a Mira Transportes, ambas do setor de logística e transporte de cargas, com foco de atuação no Norte (Amazônia) e Centro-Oeste, respectivamente.

Após estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica durante mais de nove meses, o projeto ADB-1 pôde começar a ser efetuado na prática. Seu primeiro voo experimental ocorreu no dia 8 de setembro de 2009 às 2 horas e 45 minutos no hangar da USP em São Carlos - Campus 2.

O dirigível ADB-1, modelo com 4m de comprimento e 2,2 m3 tem a finalidade primária de ser um testbed para ensaios de configuração, de propulsão e de estabilidade e controle do dirigível de grande porte.

Inicia-se agora a fase de ensaios em vôo de desenvolvimento e também vôos de demonstração.

Esta atividade faz parte da nova estratégia de desenvolvimento tecnológico da empresa, que foca no projeto, construção e ensaios de dirigíveis cada vez maiores tendo como alvo dirigíveis cargueiros com capacidade de carga variando de 20ton a 500ton.

Dentro deste contexto está se iniciando o projeto e construção do ADB-2 com 12m de comprimento e 15 kg de capacidade de carga, capaz de desempenho fora do comum tanto em alta velocidade como no vôo pairado.

Versões futuras do ADB-2 irão incorporar capacidade de vôo autônomo (robótico). Neste sentido, está sendo firmado convênio de cooperação com a Divisão de Robótica e Visão Computacional – DRVC, do CTI – Centro Tecnológico de Informática Renato Archer, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com o emprego desta e de outras tecnologias, o dirigível terá excelente desempenho em tarefas de vigilância e monitoramento, captação de imagens e vídeos aéreos, tanto em ambientes urbanos como rurais (monitoramento de colheitas, queimadas e desmatamento), inspeção de linhas de transmissão e gasodutos, além de publicidade aérea.

A seguir, em janeiro de 2010, será dado início ao anteprojeto e estudos de viabilidade técnica-econômica do ADB-3 com capacidade de carga de 20ton e 120m metros de comprimento, cuja missão principal será a de transporte de cargas na Região Amazônica e entre esta região e o sul e sudeste do país.

A Airship do Brasil passou também a contar com a assessoria da LOGISTICS INTERNATIONAL ASSOCIATES – LIA, na coordenação da execução do projeto ADB. A LIA conta, em seu quadro, com profissionais de renome internacional no emprego de dirigíveis como um meio logístico complementar aos existentes.

Airship do Brasil Logística Ltda.
Rua Alfredo Lopes, 1717 – sala E5 – Vila Elizabeth São Carlos – SP
Telefone para contato: (16) 3413-3350
airship@airshipdobrasil.com.br
Alice Beatriz Lopes

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