Litoral Norte em foco

Chuva no feriadão: pescador afogado e jipeiros atolados

Ricardo Kotscho (original aqui)
Tarde de terça-feira em São Sebastião, no belo litoral de norte de São Paulo. O feriadão acabou, mas a chuva continua sem dar trégua, o mar muito agitado, as ruas ficando desertas. Como ainda tenho algumas coisas para consertar na minha casa, vou ficando.

Nem os jornais de São Paulo encontrei na banca. Na manchete do jornal da cidade, o Imprensa Livre, um resumo da situação: “Mau tempo tumultua retorno dos turistas e assusta moradores do Litoral Norte”.

Para quem gosta de notícia ruim, o jornal tem para todo gosto. As de maior impacto, para mim pelo menos, nunca serão manchete da mídia grande, mas por aqui causam bochicho. Dão conta de um pescador que morreu afogado e um grupo de jeepeiros de Jacareí que ficou atolado na Estrada dos Castelhanos, em Ilhabela.

Sou do tempo em que o mar não tinha segredos para os pescadores, que sabiam se ele estava bom para peixe ou perigoso para nadar, e jeepeiros costumavam ajudar a desatolar os carros dos outros.

Os tempos mudaram. Em Ubatuba, depois de alguns dias em alto mar, Josemar de Oliveira descarregou o pescado no mercado e foi com o irmão, que ficou na cabine comandando a embarcação, ancorar o barco na Baía de Itaguá, na noite de domingo.


No meio do trajeto, de apenas dez minutos, Josemar sumiu. Não chegou à outra margem. Seu corpo só seria encontrado por parentes na segunda-feira, nas areias da praia de Itaguá, no centro da cidade. Ninguém sabe o que aconteceu.

Segundo relatos de colegas e parentes ouvidos pelo jornal, “o pai e o irmão da vítima, ambos pescadores, estavam muito abalados com o acontecimento e ainda não conseguiram encontrar uma explicação para o afogamento de Josimar”.

Na Ilhabela, um comboio formado por mais de vinte jeeps vindos de Jacareí, que atolaram no meio do caminho, praticamente destruiu a Estrada dos Castelhanos, também no domingo.

Depois de cinco horas de trabalho duro, já de madrugada, funcionários da Defesa Civil conseguiram resgatar 23 pessoas, entre mulheres e crianças. Os jeepeiros ficaram no meio da neblina tomando conta dos seus carros e só sairam de lá na manhã de segunda-feira, quando foram desencalhados pela Associação dos Jeepeiros de Ilhabela.

A notícia boa estava no caderno de esportes: “Palmeiras é goleado e perde chance de ampliar vantagem na liderança”.


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu