Ubatuba em foco

Mundos diferentes e contíguos

Corsino Aliste Mezquita
Dias passados encontrei, na rua, ex-colega funcionário da Prefeitura de Ubatuba, faz já muitos anos. Funcionário de qualidade técnica, moral e ética. Daqueles que trabalham por amor a Ubatuba sem olhar a cor política do prefeito de plantão.

Para minha surpresa iniciou a conversa felicitando-me. Constrangido perguntei a causa da felicitação. Disse: “Pela rapidez, a qualidade, a beleza e o controle da obra do Instituto de Previdência do Município de Ubatuba – IPMU”.

Declinei da felicitação, em relação a minha pessoa, e a transferi para a Diretoria Executiva do Instituto e para os Conselhos de Administração e Fiscal. Lá sou apenas um conselheiro do Conselho de Administração.

No IPMU, lhe disse, concorrem e convergem virtudes que sempre deveriam estar presentes em toda obra pública: Transparência, decisões colegiadas por unanimidade, fiscalização, acompanhamento técnico, pagamento imediato das medições e até aquela supervisão curiosa de interessados que não participam das equipes administrativas do IPMU.

Cabisbaixo e meditativo afirmou: “Essa obra deveria ser exemplo para a administração municipal. Na Prefeitura para todo o município só existem dois e meio fiscais. Digo dois e meio porque, dos três titulares, um está quase sempre afastado por doença. Obras da municipalidade não tem acompanhamento, não andam, atrasam, são entregues inacabadas e mal feitas. Obras particulares irregulares existem em todas as ruas e não há fiscais para embargar e tomar providências. O abandono é total. O Prefeito sumiu. Não existe piloto. Os funcionários que trabalham bem não são valorizados, não estão satisfeitos e percebem uma enorme distância entre seus interesses, que geralmente são os de Ubatuba, e os dos governantes de plantão. Por isso que felicitei vocês do IPMU”.

Concordando com suas observações lhe disse: “São dois mundos diferentes mesmo que contíguos e interdependentes”.

O IPMU funciona. Só tem funcionários efetivos no seu corpo administrativo e nos conselhos. Todos estão interessados em cuidar do que é seu e dos colegas funcionários, tanto da ativa como aposentados. São unânimes em pensar que tem que cuidar do IPMU para terem uma aposentadoria segura e digna.

Já na Prefeitura não há condições para funcionar. É um carrossel de comissionados despreparados, terceirizados, temporários, eventuais permanentes, gente sem vínculo com o município e uns poucos funcionários efetivos, sem carreira e abandonados. Esse caos coloca em perigo até o futuro do IPMU. O Sr. Prefeito teria que mudar sua política, realizar concursos para todos os cargos, treinar em serviço os admitidos, criar um quadro funcional permanente e bem treinado e reestruturar o que desestruturou. Em 30-06-09, demos algumas sugestões, nesse sentido, em: “MUDANÇA DE RUMOS: SUGESTÕES”.
VIVA UBATUBA! Com funcionários efetivos e valorizados.


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu