Coluna da Segunda-feira

A verdade de quem ?

Rui Grilo
Está sendo veiculado na internet um texto contra Dilma Roussef, tentando fazer a cabeça contra a sua candidatura. O texto diz: SE VOCÊ TEM AMOR À PATRIA, POR FAVOR REPASSE AO MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER, SENÃO OLHA O QUE O FUTURO NOS ESPERA!!!!

No final do texto também há esse aviso: “Omiti o nome do remetente para preservar a sua segurança, sendo o conteúdo de fonte segura e merecedora de credibilidade.”

Você assinaria um cheque em branco para qualquer um? Se você não sabe quem é a fonte, como pode acreditar? Nesse caso, você corre o risco de estar alimentando boatos e a desinformação.

É bom lembrar que muitos personagens que hoje são considerados heróis foram considerados baderneiros ou criminosos porque contestaram as autoridades do momento. Entre outros, podemos citar Zumbi, Tiradentes e até mesmo Jesus Cristo. A Revolução Francesa, que é um marco na história, e que serve como divisor entre a Era Moderna e a Contemporânea, foi um verdadeiro banho de sangue. No entanto, foi um processo que instaurou a república e as três idéias que deveriam nortear as lutas do mundo contemporâneo: liberdade, igualdade e fraternidade. Idéias essas que alimentaram muitos jovens que foram para a guerrilha para lutar contra a ditadura de plantão e que, muitos que escaparam da morte, são pessoas que fazem parte das disputas políticas atuais.

Quem faz circular tal mensagem, desconhece os relatos das torturas fartamente documentadas no Relatório Brasil Nunca Mais e em outros livros sobre o período. Isso revela ignorância, parcialidade ou má-fé. Será que as lideranças tucanas que estiveram exiladas do Brasil, se tivessem permanecido e sofrido as torturas não denunciariam seus colegas de grupo? Quem pode avaliar o grau de resistência de uma pessoa nessa situação?

Quase sempre as lideranças totalitárias usam um viés moralista e patriótico para mover o povo, enquanto elas mesmas levam uma vida desregrada, usando e abusando da situação.

A situação que Dilma viveu é muito semelhante a situação de Gabeira que participou do seqüestro do cônsul dos Estados Unidos. No entanto, não se vê na internet nenhum manifesto contra o Gabeira. Também não se vê a denúncia escancarada dos casos amorosos de políticos conhecidos, entre os quais o de D. Pedro com a Marquesa de Santos, de um presidente com uma jornalista da Globo, o qual renegou o próprio filho fruto dessa relação.


Qual seria a razão de divulgar fatos da juventude de Dilma se não fosse a intenção de macular sua honra prejudicando-a eleitoralmente ?

Qual é a culpa de alguém por nascer em uma família com posses ? O engajamento de uma pessoa com alto padrão de vida em uma luta que representaria um risco a sua própria vida, representa muito mais um certo despreendimento ou um arroubo próprio da juventude que não aceita uma situação de tirania e de desigualdade social.

Muito se falou contra o Lula, inclusive sobre suas relações afetivas e desvios do passado, alegando que era analfabeto e que não teria condições de governar.

A representante da BBC no Brasil, afirmou em entrevista, que o Brasil não era pautado na grande imprensa européia, mas a partir da eleição de Lula, o Brasil passou a ser referência para vários povos.

Assim, fazem tudo para barrar a continuidade desse projeto que inverteu as prioridades, que consegue acenar com melhores perspectivas para o povo, fato comprovado pela imprensa e instituições do exterior. A reconhecida revista médica britânica “The Lancet” aponta a redução de 65% da mortalidade entre 1990 e 2006, diminuindo de 57 para 20 para cada mil, sendo o Brasil o 2º colocado entre os países que mais reduziram esse índice.

Um outro relatório da ONU aponta que a taxa de pobreza extrema no Brasil caiu de 28% para 16% da população e, a de pobreza, de 52% para 38%. Por outro lado, enquanto a renda dos 10% mais pobres cresceu a uma taxa anual de 9,2%, a dos 10% mais ricos caiu 0,4% por ano, entre os anos de 2001 e 2005.

Muitas vezes o povão tem dificuldade de ler e analisar estatísticas mas exprime a sua percepção da mudança através de expressões como essa de um aluno vindo do Piauí: “lá não morre mais menino”. Este é o impacto do programa “Bolsa Família” tão criticado por aqueles que não sabem o que é não ter o que comer.

Aqueles que perderam a “boquinha” e que usavam da miséria para contratar empregados como escravos, se assustam porque esses miseráveis estão diminuindo e não se vendem a qualquer preço pois estão readquirindo sua dignidade, não precisando implorar mais por um prato de comida. Contavam que, impedido de ser reeleito estariam livres desse governo. Por isso, a candidatura de Dilma, uma pessoa de confiança de Lula representa uma ameaça para aqueles que sempre tiveram privilégios.

Muito se chora quando morre uma criança. Então, na hora de votar pense em quantas crianças deixaram de morrer com as ações implantadas por esse governo.

Pense em quantas pessoas vão deixar de morar nas ruas e em barracos !

Pense em quantos jovens viram a chance de um emprego e de acesso à universidade !

Pense no papel que o Brasil vem desempenhando na articulação dos países pobres, sendo um dos seus trunfos a condenação dos Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio pela adoção de uma política ilegal de concessão de subsídios aos produtores de algodão, mecanismo este que prejudicava os países mais pobres.


Rui Grilo

ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

WESTMORAES disse…
Quanta bobagem junta. Só dá para acreditar que este tal de Rui Grilo é, de alguma forma, beneficiário do governo Lula...Ninguém, com um mínimo de capacidade intelectual, seria tão ingênuo ao ponto de acreditar em Lula e Dilma, quanto aos seus reais propósitos. Lamentável sua reprodução no blog de um Sidney Borges.
sidney borges disse…
Os artigos assinados expressam a opinião dos autores. O professor Rui Grilo é colunista convidado do Ubatuba Víbora, seus textos altamente politizados deixam clara a sua visão político-ideológica. Há quem concorde, há quem discorde. A democracia avança com a discussão. O propósito de convidar colunistas de diversas tendências foi ampliar o debate, ou melhor, criar algum, pois em Ubatuba qualquer tipo discordância é interpretada como ofensa e tratada com agressividade e truculência. Os governos passam, a sociedade evolui, esse é o nosso papel, criar uma mentalidade arejada capaz de confrontar e dificultar a atuação dos coronéis. Como editor do blog posso não concordar com uma linha do que os colunistas escrevem, mas defenderei com todas as minhas forças o direito deles de tomar posição. Ainda que seja diametralmente oposta ao que penso...
WESTMORAES disse…
Resta-nos, aos que o apreciam, respeitar a opinião dos seus convidados. Está tudo certo meu democrata. Mas, ainda assim é lamentável. E é nosso direito lamentar, respeitosamente. Principalmente sabendo agora tratar-se de um professor, capaz de incutir suas idéias rasteiras em muitos jovens, incapazes de perceber certas nuances por detrás do falso idealismo esquerdista. Mas eu sou novo por aqui. Não conhecia o professor e, até então gostara de tudo que vinha lendo em seu blog. Daí a surpresa, a decepção e a, de certa maneira, exasperada reação. Um abraço Sidney.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu