Vida

Grandes epidemias de gripe

Gripe Asiática

A Europa conheceu a primeira epidemia continental em 1510 e a primeira pandemia de que se tem notícia ocorreu entre 1889-92 e foi conhecida como 'Gripe Asiática', que progrediu em três ondas sucessivas. Acreditava-se que fosse causada (e levada) pelo vento.

Gripe espanhola

A Primeira Guerra Mundial iniciou em 1914 e terminou no final de 1918. O saldo foi de oito milhões de mortos e 20 milhões de mutilados. Nessa mesma época, o mundo assistiu estarrecido e impotente a uma outra máquina de matar: a gripe espanhola. Ela atacou, entre setembro e novembro de 1918, o planeta inteiro e deixou mais de 20 milhões de mortos - 1% da população.

Gripe asiática

A eclosão de uma nova pandemia levaria quase 40 anos, mas de novo pegou os médicos e as autoridades de saúde de surpresa. Em 1957, a gripe asiática foi responsável pela morte de 1 milhão de pessoas, número que se repetiria 11 anos depois, com a gripe de Hong Kong (1968).

Gripe de Hong Kong

Rápida e destruidora, ela foi causada por um vírus transmitido pelas aves para os seres humanos. Aconteceu em 1968, em pouco tempo ganhou o mundo e matou mais de 46 mil pessoas.

O Vírus HSN1

Em 1997, um surto da doença foi causado pelo vírus HSN1. O primeiro caso foi registrado em maio e causou quatro mortes em Hong Kong. O vírus já era conhecido, mas só nos casos de infecção em aves. Quando uma mutação genética tornou-o transmissível também aos seres humanos, o governo foi obrigado, para evitar tragédias maiores, a sacrificar 1,4 milhão de aves.

Saiba mais sobre a gripe

O vírus da gripe tem 80 milhões de anos. A sua principal característica é a espantosa capacidade de mudar tão logo o organismo humano crie anticorpos. O vírus segue sua mutação de tal maneira que a cada 30 anos ressurge em uma nova versão, muitas vezes fatal. Em épocas pré-históricas, a gripe já atacava pequenos roedores, passando depois para mosquitos e carrapatos. Esses animais se tornaram imunes, mas o vírus seguiu se reproduzindo e se adaptando às mudanças climáticas do planeta.

Segundo pesquisas recentes, existem hoje por volta de 130 tipos de gripe, contra a qual nunca houve remédio, exatamente por causa da mutabilidade do vírus. Ao longo da História, a doença tem sido a causa de grandes mortandades.
Fonte: Almanaque Terra


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu