Televisão inteligente

Zapeando no domingo

Sidney Borges
O Canal Brasil, não confundir com a TV Lula, mostrou um documentário sobre Portugal com tema centrado no apoio das mulheres à ditadura de Salazar.

Excelente documentário, feito por uma mulher que me escapou o nome, peguei o bonde a andar, mas os leitores podem obter a ficha técnica no site da emissora.

Ditaduras são ditaduras, mas a de Salazar foi das mais cruéis que existiram. O "Estado Novo" salazarista, cujo nome foi copiado por Getúlio, não se limitou a fixar normas rígidas à sociedade. E punir com rigor quem não as cumprisse. Cometeu um crime contra a ordem universal ao tentar parar o tempo, fixar um instantâneo. A pretensa imobilidade destruiu sonhos e esperanças.

Portugal isolou-se do mundo enquanto as pessoas isolavam-se umas das outras com medo. Medo da Pide, polícia política nos moldes da Gestapo, medo da Igreja, cúmplice do regime, medo de sí próprias. Durante os mais de quarenta anos de governo ditatorial só houve uma saída. Sair de Portugal.

Enquanto a Europa se beneficiava do Plano Marshall e crescia, Portugal sonhava com um grande império e guerreava em África, gastando dinheiro e sangue em luta sem perspectiva.

Salazar permaneceu solteiro por toda a vida, venerava a mãe e teve a vida organizada por uma governanta. Adotou duas meninas que ficaram conhecidas como as pupilas. Nunca se soube de amantes, casos ou noivas.

Pela vida que levou, além de conservador, foi um grande fingido. Homem sem mulher, amante, namorada, noiva ou boneca infável, ou é mutilado, ou é gay, ou é santo. Pelo que consta Salazar não era mutilado e santos são jogadas de marketing da Igreja.

Salazar morreu em 1970. Não deixou saudades, apenas um sentimento: Já foi tarde. A lápide poderia exibir: "Paneleiro triste, jamais soltou a franga"...

Twitter

Comentários

Anônimo disse…
Admiro a maneira com que voce demonstra seu repudio a ditaduras.
Todas.
Mas eu sempre fico preocupado com uma das maiores fraquezas humanas,deixar os erros no presente e reescrever o passado para aliviar a consciencia humana.
Quais as outras perspectivas sob a luz da epoca?
Não conheço nenhum portugues ou espanhol,que viveram sob as ditaduras brutais de Salazar ou Franco,que prefiram viver na Romenia ou na Albania.
Inglaterra,França,Belgica e Holanda,tambem se envolviam em lutas sangrentas na Africa.
Enquanto Portugal vivia uma ditadura,os outros impunham suas ditaduras aos outros.
Teriamos que assistir a um documentario de uma mulher no Congo belga ou na Africa do Sul tambem,para ver se elas concordam com essa visão de ordem e progresso.
Não se engane Sidney,nessa epoca ja se passavam 2 seculos de iluminismo,e o mundo ainda era uma droga.
Mas a gente sempre pode adiar o ideal de futuro e reescrever o passado.
Mas devemos continuar denunciando ditaduras,principalmente enquanto elas existem.
Anônimo disse…
E até hoje a Europa não vê nenhum problema nas ditaduras,desde que elas rendam um bom acordo comercial.
A condenação sempre fica pro futuro,quando eles encontrarão alguem para colocar a culpa.
sidney borges disse…
Concordo com você caro comentarista. Tenho por princípio que ditaduras são ruins por serem ditaduras. A ditadura militar do Brasil foi conservadora e irritante em questões relativas a idéias e costumes, mas teve um papel importante na modernização do país. No Brasil de hoje temos um governo conservador em termos econômicos e, ao mesmo tempo, desenvolvimentista. São notórios os problemas ambientais decorrentes. No entanto, boa parte da nação acredita que estamos nos transformando em um paraíso socialista, como se fosse posssível ver banqueiros aplaudindo políticas socialistas. Banqueiros, brasileiros e estrangiros amam o presidente Lula. Viva a democracia. Por pior que seja é melhor do que a melhor das ditaduras. Um dia me ocuparei de outras ditaduras européias, tenho familiaridade com o salazarismo pelas raízes familiares.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu