Região


Secretária de Educação de S. Sebastião (no centro da foto, do lado esquerdo da foto) e equipe pedagógica recebem o representante do Plano de Mobilização pela Educação (o segundo, de costas).

Mobilização pela Educação no Litoral Norte

Rui Grilo
Após o encontro nacional dos mobilizadores do Plano Nacional em Defesa da Educação, realizado em junho, em Brasília, foi formado um comitê coordenador de cada estado, com representantes das várias regiões onde o trabalho já foi iniciado.

No comitê estadual paulista, o professor. Rui Alves Grilo ficou responsável pelo Litoral Norte.

Dando continuidade aos contatos com lideranças e autoridades da região, ontem, 12/08, o Sr. Rui foi recebido pela Secretária de Educação de São Sebastião, Sra. Ângela Couto, juntamente com a equipe pedagógica.

Secretária de Educação de S. Sebastião (no centro da foto, do lado esquerdo da foto) e equipe pedagógica recebem o representante do Plano de Mobilização pela Educação (o segundo, de costas).

Após uma rápida apresentação do Plano, a Sra. Secretária manifestou o interesse do município participar porque, tendo as condições atuais de infraestrutura e recursos humanos não é possível continuar com o mesmo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Embora o índice do litoral norte esteja dentro da média nacional (4,2), está abaixo da média estadual (4,5).

Na parte da tarde, o professor Rui foi recebido pelo Sr. Daniel Carreira, reitor da Universidade Módulo, acompanhado pela Sra. Maria Antonia e Aracelia, coordenadoras dos cursos de Pedagogia, Matemática, História e Ciências Físicas e Biológicas.

Os dirigentes da Universidade Módulo se comprometeram a tomar conhecimento do Plano para depois se posicionarem sobre a forma de participação.

O Sr. Daniel se posicionou dizendo do interesse da Universidade Módulo se inserir na definição do desenvolvimento da região, tendo se colocado à disposição dos governos municipais da região.

A partir dos dados do IDEB, o MEC elaborou o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, subdividido em 40 subplanos, um dos quais é o Plano de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação, elaborado em parceria com representações das igrejas e a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. À medida que começaram as primeiras apresentações do plano, começou a haver adesões de outras igrejas, ongs, representações da sociedade civil e empresários.

Esse trabalho de mobilização será facilitado no município de São Sebastião devido ao esforço do Sr. Prefeito em se articular com representantes das várias confissões religiosas para a definição de um calendário de eventos do município, de forma a compatibilizar com o interesse de todos.

O objetivo do plano é criar a consciência de que a educação é um direito do cidadão e um dever, não só do estado, mas também da família e da sociedade. Para isso é necessário o esforço articulado de todas as instâncias de governo (federal, estadual e municipal), da sociedade civil e, principalmente da família, que é o principal foco deste Plano.

Para o desenvolvimento e articulação das ações estão sendo realizadas oficinas de formação de mobilizadores. Também foram criados diferentes tipos de materiais de apoio - impressos, em áudio e vídeo - os quais estão disponíveis para reprodução e consulta no Blog da Mobilização, bastando apenas clicar em
http://familiaeducadora.blogspot.com/

Através do Blog, podemos trocar informações e acompanhar o desenvolvimento em todo o Brasil.
Em Ubatuba, a Associação Comercial ofereceu importante contribuição patrocinando cartazes de divulgação do Plano, os quais começarão a ser distribuídos e afixados em locais de maior afluência de público. Essa colaboração recebeu um destaque durante o encontro realizado em Brasília.
Rui Grilo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu