Manchetes do dia

Quinta-feira, 06 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Sarney obtém 1ª vitória no Senado"

Presidente da Casa rebate acusações e diz que fica no cargo; Conselho de Ética arquiva quatro denúncias

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), discursou durante 50 minutos no plenário para rebater as denúncias contra ele.
Mesmo sem ter explicado vários pontos controversos, não chegou a ser contestado. No final, foi aplaudido por metade dos senadores.
Na sequência, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), anunciou o arquivamento sumário de quatro das dez acusações contra Sarney.
A oposição pode recorrer da decisão; mas não tem votos para revertê-la, a não ser que consiga o apoio do PT.
Sarney disse que não sabia dos atos secretos, negou ser culpado pelo inchaço do Senado e só admitiu a contratação de uma sobrinha. Afirmou ser vítima de uma campanha da imprensa e descartou a renúncia: "Não tenho senão que resistir, foi a alternativa que me deram".
Antes do discurso, senadores de PSDB e DEM e rebeldes de PMDB e PT se prepararam para rebater um tom mais duro de Sarney. Foram surpreendidos por apelos pela pacificação da Casa. Ao final, os tucanos diziam que não há fatos suficientes para cassá-lo.

O Globo
"Sarney diz que acusações são 'menores' e não sai"

Senador divide responsabilidades pela crise; Conselho arquiva denúncias

No centro do maior escândalo da história recente do Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ocupou a tribuna e discursou tentando minimizar as denúncias de nepotismo e tráfico de influência. Disse que não se licenciará da presidência e que as acusações são menores, baseadas em recortes de jornal, e "não representam queda de padrão ético". O Conselho de Ética do Senado já arquivou duas denúncias e duas representações contra ele, e as outras seis devem ter o mesmo destino. Sarney tentou dividir com os demais senadores a responsabilidade pelos atos secretos do Senado e pelas nomeações de seus parentes para cargos de confiança - que não teriam ocorrido, segundo ele, sem o aval dos parlamentares. "Todos aqui somos iguais. Nenhum senador é maior do que outro e por isso não pode exigir de mim que cumpra sua vontade política de renunciar. Permaneço pelo Senado, para que ele saiba que me fez presidente para cumprir o meu mandato", afirmou Sarney, que também se disse vítima de um complô da imprensa. O discurso esfriou o clima de acusações no plenário. A oposição vai protestar contra o arquivamento das denúncias no Conselho.

O Estado de São Paulo
"Conselho de Ética arquiva 4 denúncias contra Sarney"

Casos são engavetados sem ir a votação e oposição pretende recorrer

O Conselho de Ética do Senado arquivou, de uma só vez, três denúncias e uma representação contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), além de uma outra representação, contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), por também ter assinado atos secretos durante o período em que comandou o Congresso. Depois de suspender a sessão para que todos pudessem assistir ao discurso de Sarney no plenário, o presidente do Conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), apresentou seus “fundamentos jurídicos" para justificar o parecer contrário à admissibilidade das ações. Duque usou o mesmo argumento: alegou que as ações não poderiam ser aceitas porque tinham como base "uma mera coletânea de recortes ou citações de jornais". A cúpula do PMDB, no entanto, reconhece que a batalha está apenas começando - no total, são 12 as ações contra José Sarney. A oposição já esperava que Duque engavetasse as ações, mas não se dá por vencida. "Vamos reagir e reagir bem", disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Jornal do Brasil
"Volta às aulas só dia 17"

Já são 14 milhões em férias no país todo

Por causa da gripe suína, estão suspensas por mais uma semana - para o dia 17 - as aulas para 2,3 milhões de alunos da rede pública do Rio. Na quarta-feira, nova avaliação poderá decidir por outro adiamento. Recomendação às escolas e universidades particulares é para que também prorroguem as férias. Mas as aulas terão de ser repostas, pois precisam ser cumpridos 200 dias letivos ao ano.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu