Crise

Mercadante deixou petistas desamparados, diz delcídio

Do Estadão Online
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), deixou a bancada “desamparada” no Conselho de Ética ao contrariar a orientação do presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), para que os petistas votassem pelo arquivamento das ações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).


“Um exército forte é feito de um líder forte. Nós nos sentimos desamparados hoje”, disse Delcídio. Na avaliação de Mercadante, que não é integrante do conselho, arquivar as denúncias e representações contra o presidente do Senado não seria a melhor maneira de tentar solucionar a crise política no Senado.

Delcídio contou que foi combinado, em reunião do PT, que a nota de Ricardo Berzoini seria lida por Mercadante, para anunciar ao Conselho de Ética “uma posição da bancada” em relação às ações envolvendo o presidente do Senado. Em cima da hora, porém, Mercadante desistiu de ler a orientação do diretório nacional e pediu que o senador João Pedro (PT-AM) anunciasse a nota em seu lugar.

“Fiquei constrangido em votar pelo arquivamento das ações”, confessou o senador, “mas sou um homem de partido. Ser governo não é só ficar no bem-bom, tem que mastigar o osso”, afirmou Delcídio. Foram arquivadas hoje 11 ações movidas pela oposição contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e uma representação do PMDB contra o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

Nota do Editor - A opinião pública tolera desaforos calada. Mas há limites, quem está no alto não tem como subir, deve ter cuidado com a queda. Lula, que está no auge da popularidade, tem um projeto em mente: eleger Dilma e voltar em 2014. No entanto há o fator Sarney. Fico me perguntando se os votos que Lula pode transferir não serão absorvidos pela rejeição ao donatário do Maranhão. Não foi só o senador Delcídio que ficou constrangido com Mercadante. Mercadante também ficou. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu