Coluna da Segunda-feira

O grito do Litoral Norte

Rui Grilo
Diz um dito popular que a gente aprende a nadar quando a água bate na bunda.
Ultimamente são tantas as intervenções do governo federal e do governo estadual com grandes impactos para a população do Litoral Norte, que não resta outra atitude a não ser a união e a mobilização de todos. Só assim, os pescadores viram seus direitos resguardados quando da criação da APA Marinha. E até hoje a população arca com problemas não resolvidos e não discutidos quando da criação do Parque Estadual da Serra do Mar, o qual trouxe o benefício da preservação e da qualidade de vida. Entretanto, até hoje o Estado não teve competência para sanar o problema da poluição das águas, ampliando o número de praias com bandeiras vermelhas.


A bola da vez é a criação de pedágios na Rio Santos, na Tamoios e na Oswaldo Cruz. O impacto econômico sobre a região deverá ser tão grande que teve o poder de agilizar a articulação da Frente Parlamentar do Litoral Norte, que esteve reunida na Câmara Municipal de Ubatuba no dia 26/08.

Além da destinação final do lixo, que é um problema não resolvido e comum às quatro cidades, a criação dos pedágios vem junto com outras ações que terão grande impacto na região: a ampliação da Tamoios e do porto de São Sebastião, a exploração do gás do poço do Mexilhão e a implantação do aeroporto em Ubatuba. Além disso, a implantação do trem bala, antes da Copa de 2014,ligando Viracopos ao Rio de Janeiro, com uma estação já prevista em São José dos Campos, certamente trará conseqüências para a economia da região.

Peguei a reunião na Câmara quase no fim mas pude perceber certa contradição: enquanto um vereador apontava a necessidade de envolver a população para sensibilizar as autoridades responsáveis por essas ações, a palavra estava livre apenas para os parlamentares. Parece que o povo é constituído apenas de cidadãos de segunda categoria, sendo chamado apenas para apagar o incêndio, carregar o piano ou servir de escada para os políticos profissionais.

Nesta semana, ainda, Rubem Alves, o conhecido filósofo e professor da Unicamp, divulgou um texto relembrando as manifestações populares pelo impeachment de Collor e conclamando a população para uma grande manifestação no dia 07 de setembro. Na internet, esse chamado está sendo veiculado há um certo tempo contra a situação do Congresso Nacional. A data também já é marcada pela manifestação do Grito dos Excluídos, organizado pelo MST e uma ampla rede de organizações sociais.

Talvez seja o caso da região se manifestar através do Grito do Litoral Norte porque como diz o Vandré “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
Rui Grilo

ragrilo@terra.com.br

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu