Brasil

Lina & Dilma

Sidney Borges
Surrealismo puro. Salvador Dalí é aprendiz se comparado à realidade brasileira. Lina Vieira escrevia de acordo com a cartilha do chefe até bater de frente com a ministra Dilma. Lina Vieira será declarada infame e afastada do convívio dos "companheiros".

Não basta ser petista, é preciso pensar na governabilidade ainda que para isso seja necessário engolir peixes amargos do Maranhão.

Dilma está se especializando em polêmicas, num dia o seu doutoramento é contestado, no outro fica cara a cara com um subalterna que a acusa de ter feito pedidos não compativeis com o cargo que ocupa.

Por que Lula escolheu Dilma? Por ser competente em administração? Por ser um quadro valoroso do PT? Pela popularidade?

Ninguém sabe, mas como todos tem direito a dar palpites vou dizer o que penso.

Dilma, petista novata, egressa do brizolismo, foi uma invenção de José Dirceu que precisava ter alguém de confiança para continuar exercendo a vocação de Richelieu tropical.

Lula tinha nomes palatáveis ao eleitorado, nomes consagrados e com história nas hostes petistas. Marta, Palocci, Mercadante.

Se o critério para postular a sucessão fosse meritocrático, os citados estariam estariam melhor posicionados do que Dilma. Há outros nomes na legenda nessas condições.

Lula optou por Dilma e quando Lula decide o PT abaixa a cabeça e diz sim.

Lula acredita que sua imensa popularidade vai transferir os votos da vitória. Por enquanto não há sinais de que isso se materialize. Serra permanece absoluto na liderança e agora surge no horizonte o fator Marina.

Lula escolheu Dilma porque ela se dispôs a governar quatro anos e não concorrer à reeleição. Em 2014 Nosso Guia volta e fica mais oito anos. Depois se aposenta e vai jogar dominó com Sarney e Collor.

Uma dúvida assola meus pensamentos. Com a caneta nas mãos será que Dilma cumpre o acordo? Shakespeare diria que não. Lula, do alto de sua gigantesca popularidade imagina poder tudo. Até mudar a natureza humana. Lula daria um bom papa. Quem sabe um dia.

Ou papa ou presidente dos Estados Unidos...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu