Televisão inteligente

Gay Talese no Roda Viva

Sidney Borges
O programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo que vai ao ar na próxima semana foi gravado hoje, tendo como entrevistado o jornalista e escritor Gay Talese, um dos expoentes do "New Journalism". Textos criativos e elaborados em reportagens apuradas com ênfase nos detalhes e extensas, muito extensas, do tamanho de romances, eis a marca registrada de Talese. Da autoria dele li muitas reportagens e o livro "A mulher do próximo", do qual gostei entre aspas. Tem um excelente começo e depois cansa, mas é referência quando o assunto passa pela estranha e reprimida sexualidade dos americanos. Trumam Capote e Tom Wolfe, autores de "A sangue frio" e "A fogueira das vaidades", devem ser citados quando o tema é "New Journalism". Caso você assista ao programa vai ver um velhinho simpático e bem vestido dizer coisas assim:

Diploma de jornalista não é necessário. Curiosidade, paciência e texto são. Jornalista deve escrever tão bem quanto um escritor.

Jornalismo é uma profissão nobre e o jornalista deve tentar ao máximo buscar a honestidade.

São temas interessantes e atuais, o diploma de jornalismo está na ribalta, sendo discutido à exaustão em todos os meios de comunicação, inclusive naqueles que Talese não aprecia, blogs e twitter. Escrever bem é uma faceta de Gay Talese, conservador renitente quando o assunto é tecnologia. Não perca o Roda Viva. Conversa inteligente está cada dia mais difícil de encontrar nestes tempos de Sarneys...

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu