Manchetes do dia

Terça-feira, 28 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Recessão no Brasil acabou em maio, avaliam bancos"

País voltou a crescer, apontam estudos do Bradesco e do Itaú Unibanco

Estudos de grandes bancos apontam expansão da economia do país após dois trimestres de retração, que caracterizaram recessão. Segundo o Bradesco, até maio, o PIB do segundo trimestre já subira 1,7% ante o do período de janeiro a março.
Economistas do Itaú Unibanco detectaram, também em maio, alta de 2,3% em relação ao mês anterior. Em abril, a mesma pesquisa apontara queda de 0,7%. Os dados de junho não estão fechados, mas ambos os bancos preveem crescimento.
No primeiro trimestre de 2009, o PIB caíra 0,8%; no último de 2008, 3,6%, sempre na comparação com o trimestre anterior. Para Octavio de Barros, do Bradesco, os novos dados mostram que o Brasil foi um dos primeiros países a sair da crise.
Segundo analistas, o mercado doméstico e a ação do governo foram decisivos para a recuperação. Apesar disso, o PIB de 2009 deve cair pelo menos 0,5%.
Bovespa atingiu maior nível desde setembro, com alta de 45% no ano; dólar voltou a cair e fechou cotado a R$ l,875.

O Globo
"Governo defende Sarney e desautoriza Mercadante"

Ministro da coordenação política diz que líder do PT não fala pelo PT

Após reunião com o presidente Lula, o ministro José Múcio Monteiro afirmou que a nota divulgada pelo líder do PT, Aloizio Mercadante, semana passada, pedindo o afastamento de José Sarney da presidência do Senado não representa o pensamento da bancada do partido. No encontro, a nota foi classificada de inoportuna. O ministro reiterou o apoio do governo a Sarney, mas, para evitar desgaste do presidente Lula, a defesa pública do senador caberá agora à direção petista, que tentará enquadrar os parlamentares na orientação do Planalto. Sarney, passou o dia ontem em São Paulo, com a mulher, dona Marly, que sofreu uma cirurgia. A amigos, ele descartou a hipótese de renúncia e disse que, se cometeu crime ao contratar um parente, outros senadores também o fizeram.

O Estado de São Paulo
"Por Sarney, Planalto desautoriza petistas"

Para Lula, nota contra senador não representa PT, diz ministro

O presidente Lula afirmou ontem que a nota do líder petista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), pedindo o afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa não reflete a posição do PT. A declaração, que traduz a preocupação de manter o apoio do PMDB na CPI da Petrobras, foi feita na reunião do grupo de coordenação do governo. Segundo o ministro José Múcio (Relações Institucionais), Lula avalia que o posicionamento manifestado por Mercadante seja "de um ou dois senadores". O Planalto acredita que a nota tenha sido uma satisfação aos eleitores, já que 10 dos 12 senadores do PT serão candidatos em 2010. Pouco depois das declarações de Múcio, senadores petistas reagiram. Eduardo Suplicy (SP) afirmou que a posição expressa na nota de Mercadante é "majoritária e consistente".

Jornal do Brasil
"Rede privada não quer investir contra a gripe"
Apesar do aumento da procura por planos de saúde de 10% a 20% nos últimos três meses por causa da gripe suína, o investimento das operadoras na criação de leitos na rede privada não vai aumentar. E os clientes ainda podem ver acréscimos na mensalidade daqui a 12 meses, se os planos constatarem prejuízos com internações. "Não tem jeito", admitiu uma diretora de plano de saúde. O SUS garante ter estrutura para atender a todos. No Rio, começou a funcionar ontem o serviço de atendimento telefônico para orientar pessoas com sintomas de gripe. O Brasil já registra 45 mortos pelo vírus.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu