Manchetes do dia

Sábado, 25 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Zelaya entra em Honduras, mas recua"

Presidente deposto é impedido pela 2ª vez de voltar a seu país; tentativa foi ‘temerária’, diz Hillary Clinton

Dirigindo um jipe e cercado de jornalistas, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou pela segunda vez voltar ao país, mas foi impedido por milhares de policiais e militares, que bloquearam a área de fronteira com a Nicarágua.
Rodeado por militantes, Zelaya desceu do carro, cruzou a fronteira e ficou em Honduras por cerca de uma hora; depois disso, recuou.
Segundo o presidente deposto, que recebeu por celular apoio do presidente Lula, era preciso “respeitar” as ligações que os militares hondurenhos fariam para seus superiores. Às 18h50, ele deixou a fronteira e foi para a cidade de Ocotal (Nicarágua), onde passaria a noite.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chamou a tentativa de retorno de “temerária” e defendeu solução negociada.

O Globo
"PT desobedece a Lula e já vê envolvimento de Sarney"

Partido apoia reunião extraordinária de conselho; PSDB encampa denúncia
Um dia após o presidente Lula relativizar crimes para reforçar a defesa do aliado José Sarney, a bancada do PT divulgou nota, agora apoiando a proposta de antecipar a convocação do Conselho de Ética, ainda no recesso, para discutir as denúncias contra o presidente da Casa. Na nota, Aloizio Mercadante, líder do partido, diz que “é grave essa nova denúncia porque há indícios concretos da associação do presidente do Senado em ato secreto de nomeação do namorado de sua neta”. O PSDB decidiu encampar a proposta de seu líder, Arthur Virgílio, de representar formalmente contra Sarney no Conselho.

O Estado de São Paulo
"PT contraria Lula e pede que Sarney se licencie no Senado"

Bancada considera ‘grave’ a revelação de que senador ajudou namorado da neta

Na contramão da orientação do presidente Lula, a bancada do PT no Senado voltou a pedir ontem o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O líder Aloizio Mercadante (SP) emitiu nota na qual considera “grave” a revelação, feita pelo Estado, de que Sarney negociou, junto com o filho Fernando, a contratação do namorado de sua neta no Senado. Em nome da bancada, ele pede que o Conselho de Ética da Casa investigue “com rigor a possibilidade de participação direta” de Sarney na promulgação do ato secreto que serviu para concretizar a nomeação. A nota do PT também deu fôlego à proposta defendida pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) de antecipar a próxima reunião do Conselho de Ética para avaliar o caso de Sarney.

Jornal do Brasil
"Lula propõe quebra das patentes da gripe suína"

Assunto será debatido entre ministros latinos. Mortes no Brasil são 33

O presidente Lula já considera a possibilidade de quebrar patentes de medicamentos e vacinas contra a gripe suína. Ele propôs a realização, daqui a três semanas, de uma reunião entre ministros da Saúde latinos, laboratórios farmacêuticos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar do assunto. A intenção é respaldada pelas presidentes do Chile, Michelle Bachelet, e da Argentina, Cristina Kirchner – outros dois países muito afetados pela doença considerada pandemia global pela OMS. “Não é possível que nesta situação questões de investimentos e de propriedade tenham prioridade”, argumentou Lula. Ontem o Ministério da Saúde confirmou mais quatro mortes no Brasil, elevando o total para 33.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu