Manchetes do dia

Quinta-feira, 23 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"AmBev leva multa recorde por concorrência desleal"

Cade condena empresa, que nega acusação, a pagar R$ 353 mi; cabe recurso

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência), órgão do governo, condenou a AmBev a pagar R$ 352,69 milhões por concorrência desleal. A empresa detém 68,9% do mercado de cervejas no Brasil.
É a maior multa aplicada pelo órgão contra uma empresa e supera todas as já determinadas por agências reguladoras no país. Ela equivale a 2% do faturamento bruto da AmBev em 2003, descontados os impostos.
O processo fora aberto em 2004, pela rival Schincariol. O Cade considerou que um programa de fidelidade da AmBev levou donos de bares a acreditar que, ao aderir a ele, teriam que vender apenas as marcas da empresa.
A AmBev pode recorrer no Cade e na Justiça. Em nota, a empresa, que nega prática desleal, disse ter recebido com "surpresa" a decisão e afirmou que, quando conhecer seu teor, avaliará as medidas cabíveis.

O Globo
"Gravações complicam Sarney no Senado por falta de decoro"

PF descobre que filho de senador tinha informante até na Abin

Aumentaram os pedidos de abertura de processo contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por quebra de decoro parlamentar, depois que foram divulgadas gravações que o ligam diretamente ao escândalo dos atos secretos. As conversas mostram Fernando Sarney, filho do senador, pedindo a interferência do pai junto ao então diretor-geral da Casa Agaciel Maia, para garantir a nomeação do namorado da filha Maria Beatriz Sarney, a Bia, para um cargo na instituição. O rapaz acabou nomeado por ato secreto. A PF requisitará as fitas para investigar o caso. Sarney culpou o PT pelas denúncias, e disse que não renuncia. Outras gravações mostram que Fernando Sarney tinha informantes até na Abin. Na posse do procurador-geral da República, Lula pediu cuidado com a biografia dos investigados.

O Estado de São Paulo
"Lula pede cuidado com 'biografia de investigados'"

Presidente já havia dito que Sarney não é uma 'pessoa comum'

Na solenidade de posse do novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu cuidado com a história dos investigados. "O Ministério Público tem o dever de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando, da mesma forma, na biografia de quem está sendo investigado", afirmou. Lula já tinha declarado que o presidente do Senado, José Sarney, alvo de uma série de denúncias, não pode ser tratado como “pessoa comum”. O novo procurador-geral prometeu lutar contra propostas que limitem o poder de investigação do Ministério Público. "É preciso que o órgão continue tendo a liberdade para combater todas as ameaças aos direitos dos brasileiros", disse Gurgel.

Jornal do Brasil
"Brasil já é o 4º preferido das multinacionais"
Relatório da Unctad, braço da ONU para o comércio exterior e o desenvolvimento, mostra que o Brasil é o quarto país mais atraente para grandes investidores internacionais. Fica atrás de China, EUA e Índia, e à frente de Rússia e Reino Unido. Segundo o documento, que radiografa o interesse externo até 2011, o grupo dos Bric continua entre as prioridades por conta “do considerável crescimento de seu mercado, do acesso à mão de obra barata e, em alguns casos, a recursos naturais". Ásia e América Latina são as regiões tidas como mais atraentes.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu