Manchetes do dia

Sexta-feira, 17 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Gripe suína mata 11 e já circula no país"

Foram confirmadas mais 7 mortes pela doença, sendo 5 no RS; modo de combatê-la não mudará, diz ministro

O Brasil confirmou mais sete mortos pela gripe A (H1N1), a gripe suína, elevando para 11 o total de óbitos. Cinco mortes foram no Rio Grande do Sul (Estado recordista, com sete), uma no Rio e uma em São Paulo.
Também foi registrada a primeira morte por transmissão sustentada da doença, em que a vítima não foi ao exterior nem teve contato com algum viajante - ou seja, o vírus circula no país.
A transmissão sustentada ocorreu num caso já contabilizado, o da morte de uma menina de 11 anos, em Osasco (SP), no final de junho. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, isso não muda a estratégia de combate à doença, mas o governo deve reforçar a comunicação em rádio, TV e jornais. A gripe comum, com doenças associadas (como pneumonia), matou 77.964 no Brasil em 2006.

O Globo
"Privatização do Galeão perde o prazo para a Copa no Brasil"

Falta de modelo para concessão emperra melhorias em aeroporto do Rio

Dez meses após o presidente Lula ter decidido privatizar os aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Viracopos, em Campinas, nada avançou. Apesar da corrida pela Copa do Mundo de 2014 e da pressão do governador do Rio, Sérgio Cabral, são grandes as chances de o Galeão continuar nas mãos da Infraero pelo menos até o fim de 2010, dizem os técnicos do governo. Há o temor de que o calendário eleitoral atrapalhe o projeto de concessão, que permitiria investimentos e melhorias nos terminais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda está fechando aeroportos privatizáveis, e o assunto precisa ser apreciado pelo Conselho de Aviação Civil (Conac), que se reúne, em média, duas vezes ao ano e deixou o tema fora da pauta no encontro da semana passada. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, em reunião com aeroportuários, indicou que não há disposição para tratar dessa questão agora.

O Estado de São Paulo
"Petrobrás ganhará preferência no pré-sal"

Governo encontra amparo jurídico para dar 'reserva de mercado' à estatal

O governo acredita ter encontrado o caminho jurídico para garantir à Petrobrás a exploração dos campos de petróleo mais produtivos da camada de pré-sal. O novo modelo que pode autorizar a contratação da empresa fora do sistema de leilões tem amparo na Constituição e ganhou a simpatia do presidente Lula. O Planalto vai aproveitar o debate sobre o marco regulatório do pré-sal para tentar esvaziar a CPI da Petrobrás. O suporte legal que permitiria a "reserva de mercado" para a companhia está no artigo 177 da Constituição, que trata da contratação de empresas estatais ou privadas, por parte da União, para explorar jazidas, “observadas as condições estabelecidas em lei". Na prática, o governo terá de mudar a Lei do Petróleo (1997), segundo a qual a atividade de exploração de jazidas deve ser feita mediante contratos de concessão precedidos de licitação. "A Petrobras tem de ter o controle de todo o processo, para que não fique com a pior parte", afirma Lula.

Jornal do Brasil
"Gripe à solta"

- Rio registra sua primeira morte por gripe suína. Mulher tinha 37 anos
- Ministério da Saúde confirma: vírus está em livre circulação pelo país
- Sinais que ajudam a diferenciar a gripe suína da sazonal de inverno

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão confirmou que já há transmissão sustentada da gripe suína no Brasil, que se dá quando o paciente não tem nenhum vínculo com o vírus contraído no exterior. O contágio totalmente nacional, indicativo de que a influenza A(H1N1) já circula pelo país, foi detectado em um homem morto no dia 30 de junho, em São Paulo. O vírus também fez o primeiro óbito no Rio: uma mulher de 37 anos, que em 2 de julho havia sido liberada da internação, mesmo com febre, tosse e dores de garganta e cabeça. O quadro evoluiu para pneumonia, e ela morreu 11 dias mais tarde. Aprenda a diferenciar os sintomas da gripe suína daquela que prolifera normalmente na época de inverno.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu