Manchetes do dia

Sábado, 11 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Países ricos mudam G8 para incluir emergentes"

Grupo cria fórum de 14 países, entre os quais o Brasil, para reforçar governança

A cúpula do G8 com economias emergentes terminou com uma espécie de declaração de morte do grupo de países ricos por seu presidente de turno e anfitrião, a Itália, relata Clóvis Rossi.
Em seu lugar nasce outro fórum, hoje chamado G14, que pode ser etapa transitória para uma entidade ainda mais ampla. Na fala do premiê italiano, Silvio Berlusconi, o G8 “não é mais idôneo”. É preciso expandir os interlocutores para fortalecer a governança global.
A EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia devem se somar Brasil, México, Índia, China, África do Sul e Egito. Eles terão um cronograma de reuniões setoriais prévias à sua cúpula anual.
O americano Barack Obama ecoou a transição e citou como desafios conjuntos a mudança climática, o roubo de materiais nucleares, a recessão global e a expansão da pobreza. Defendeu ainda reformar a ONU e ampliar seu papel.

O Globo
"Multa à Petrobras derruba a secretária da Receita Federal"

Mantega já comunicou decisão a Lina Vieira; novo ‘leão’ sai semana que vem

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, decidiu demitir a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, e já comunicou isso a ela, numa conversa esta semana, informa Jorge Bastos Moreno. Mantega ficou muito irritado desde que O Globo revelou, em maio, que a Receita investigava a Petrobras – depois multada – num processo que acelerou as articulações para a criação da CPI da Petrobras no Senado. Além de, como superior hierárquico, não ter sido informado de que a Receita aplicara punição milionária à maior empresa do país, Mantega ainda ficou em situação desconfortável por ser membro do Conselho de Administração da Petrobras. O novo secretário da Receita vai ser escolhido pelo secretário-executivo do ministério, Nelson Machado, que já vem comandando informalmente a Receita. Lina Vieira, a primeira mulher a comandar a Receita, ficou apenas 11 meses no cargo, o menor tempo de permanência de um secretário. Sua passagem também foi marcada por forte queda de arrecadação.

O Estado de São Paulo
"Gripe mata em SP e contágio é investigado"

Segundo secretaria, menina não teve contato com doentes

O Estado de São Paulo registrou a primeira morte causada pela gripe suína. A vítima foi uma menina de 11 anos que, em princípio, não teve contato com pessoas que contraíram o vírus no exterior. Quatro pessoas próximas à criança também foram contaminadas, mas passam bem. As autoridades de saúde destacaram que a origem do contágio continua sob investigação. A eventual confirmação de que a menina não conviveu mesmo com nenhum doente será um sinal de que o vírus H1N1 já se dissemina pelo Brasil. A criança não apresentou inicialmente os sintomas da nova gripe – febre súbita acima de 37,5ºC, tosse e dor de garganta. Ela morreu apenas cinco horas após chegar a um hospital privado em Osasco.

Jornal do Brasil
"Países ricos pedem ajuda a emergentes"

Desafios globais exigem participação de China, Índia e Brasil, diz Obama

Grupo dos sete países mais ricos do mundo, o G-8 pode estar perto do fim. Na reunião anual da cúpula do grupo, os principais líderes admitiram que a crise exige a ajuda dos emergentes, com a criação de um fórum ampliado para enfrentar a turbulência internacional e os problemas climáticos. “Não podemos lidar com esses desafios globais sem grandes potências como China, Índia e Brasil”, disse Barack Obama. Os participantes da reunião se comprometeram a liberar US$ 15 bilhões em três anos para o abastecimento de alimentos no mundo.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu