Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Desemprego nos EUA e na Europa volta a piorar"

Americanos perdem 467 mil vagas, mais de 140 mil acima do previsto

A economia dos EUA perdeu mais 467 mil empregos em junho, o que elevou para 14,7 milhões o total de desempregados. A expectativa era que o corte ficasse no patamar de maio (322 mil). O número, porém, superou as previsões mais pessimistas e frustrou expectativas de saída mais rápida da recessão.
A taxa de desemprego nos EUA, a maior desde agosto de 1983, atingiu agora 9,5%. O resultado influenciou a queda das Bolsas no mundo: a de Nova York recuou quase 3%, e a Bovespa, 1,0l %.
Na zona do euro, formada pelos 16 países que têm a moeda em comum, o desemprego em maio ficou no maior nível em dez anos: a taxa foi a 9,5%, 0,2 ponto percentual maior que em abril, o que se traduziu na perda de 273 mil postos.
Desde maio de 2008, 3,4 milhões de pessoas perderam seus empregos na zona do euro. A Espanha continua a liderar o desemprego na região, com 18,7%.


O Globo
"PMDB ameaça deixar o governo e enquadra PT"

Lula reúne bancada petista para reforçar apelo por apoio a Sarney

Sem alternativa para a sucessão no Senado, o PMDB ameaçou deixar o governo Lula e a candidatura de Dilma Rousseff em 2010, enquadrou o PT e garantiu uma sobrevida para José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa. Sarney ficou mais forte desde que, na véspera, ameaçara renunciar, assustando as cúpulas do governo e do PT. A aliança com o PMDB é considerada essencial pelo Planalto para assegurar a candidatura presidencial de Dilma e o controle da CPI da Petrobras. Cinco senadores petistas ainda querem o afastamento de Sarney. Mas, em discurso no Senado, o líder do PT, Aloizio Mercadante, embora reconhecendo as divergências da bancada, voltou a defender Sarney e reafirmou o apelo. "Não há governabilidade sem aliança com o PMDB." O presidente Lula convocou a dividida bancada petista para pedir, durante um jantar, apoio ainda mais explícito a Sarney.

O Estado de São Paulo
"Com apoio do PT, Sarney se segura no cargo"

Partido acata ordem de Lula para ajudar o presidente do Senado e preservar a aliança com o PMDB para 2010

A cúpula do PMDB comemorava ontem a vitória na queda de braço com o PT e dava como certa a permanência de José Sarney na presidência do Senado. Por determinação do Planalto, coube ao líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), anunciar que o partido tinha desistido de exigir que Sarney se licenciasse do cargo. Da tribuna, o petista defendeu que o mais importante era garantir a governabilidade e o projeto político para 2010, quando o PMDB deverá ser parceiro na campanha da ministra Dilma Rousseff. Sarney - acusado de usar atos secretos para favorecer parentes e aliados políticos - se mostrava mais tranquilo. Falta ainda uma conversa do peemedebista com o presidente Lula, prevista para hoje, mas o grupo pró-Sarney já contabiliza o apoio de pelo menos 7 petistas, 5 parlamentares do DEM e mais 4 do PSDB que, somados aos aliados de sempre, totalizam 53 dos 81 senadores. Na avaliação geral, a menos que surja mais uma denúncia comprometedora contra o presidente do Senado, ele não deixará o cargo.

Jornal do Brasil
"Mulher perde mais empregos na crise"
A desigualdade entre os sexos no mercado de trabalho voltou a aparecer com a crise econômica. Estudo divulgado ontem pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo federal, mostra que de outubro de 2008 a abril deste ano a queda na ocupação de postos foi de 3,1% para as mulheres e de 1,6% para os homens. A maior redução no grupo feminino se deu entre as empregadas sem carteira assinada no setor privado - 13,53%, contra 10,1% no masculino na mesma situação. Entre os trabalhadores com carteira assinada, o preenchimento de vagas caiu 0,6% para elas e cresceu 0,82% para eles.


Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu