Coluna do Moromizato

Copa do Mundo no Brasil – Projeto Ubatuba 2014

A CPI da Santa Casa de Ubatuba – Assistência Hospitalar

Maurício Moromizato
Dentro do tema que escolhi para produzir meus textos a partir de agora, ou seja, a oportunidade de aproveitar a copa do mundo no Brasil e desenvolver o projeto UBATUBA 2014, desenvolvi um roteiro em que o tema saúde seria abordado mais à frente. Os fatos, porém atropelam os planejamentos, com muita freqüência.

Como todos sabem, na semana passada tivemos aprovada a instalação da CPI da Santa Casa de Ubatuba, aprovada pelos nossos vereadores em sessão extraordinária. É o assunto do momento na política da cidade, e como a imprensa “chapa branca” não diz nada e nem investiga, as informações só chegam aos poucos e a poucas pessoas.

Mas agora, uma vez instalada, a CPI deixa de ser um desejo ou um reclamo de usuários insatisfeitos e da “oposição derrotada” e passa a ser uma obrigação dos nossos vereadores, principalmente levando em conta o sentimento reinante na cidade de que “a câmara dos vereadores não tem independência e só diz amém”.
A Santa Casa de Ubatuba encontra-se sob intervenção (requisição administrativa) da prefeitura municipal de Ubatuba, desde 2005. A responsabilidade pelos seus atos desde então é da secretaria de saúde e da prefeitura.

Entre os desmandos ocorridos, podemos citar alguns para que os leitores pesquisem e se informem melhor, para participar de maneira ativa nessa importante área de nossa vida comunitária, que diz respeito a todos nós, moradores e turistas, usuários e potenciais usuários da instituição:

A - A provedoria foi neutralizada, não foi reconduzida e perdeu-se a participação da comunidade nos atos da instituição.

B - O conselho gestor, democraticamente eleito, foi impedido de exercer suas funções. Como já citei aqui, tem como seu coordenador o Sr. Elias Guerra, pessoa altamente capacitada para exercer a função e permitir a participação dos usuários e trabalhadores nos destinos da entidade. Entre seus membros está o atual vereador Claudinei como representante dos usuários. No meu entender o conselho gestor eleito ainda é legítimo.

C - Acabaram-se os plantões e as equipes de várias especialidades, entre elas as de cardiologia e neurocirurgia.

D - Ninguém sabe o que acontece na entidade e na sua administração e muito menos com o dinheiro que a mesma arrecada e gasta. Uma administração que noticia tudo na imprensa “chapa branca” deveria também noticiar o que está acontecendo com a administração da entidade.

E - As Contas da Santa Casa foram reprovadas pelo COMUS.

Além da falta de transparência acima relatada, há na verdade a realidade sentida por todos nós.

Converse você mesmo, leitor e leitora, com alguns médicos de respeito na cidade. Converse com médicos que não atendem lá. Pergunte aos médicos a respeito da instituição e de sua credibilidade.

Quantas pessoas cada um de nós conhece que foram a outras cidades para fazerem parto, cirurgias eletivas? Eu mesmo conheço vários pacientes nessa situação.

Temos todos que estar muito preocupados com essa situação e aproveitar para exigir que essa CPI exerça corretamente sua função.

O problema maior da Santa Casa é a falta de credibilidade, que é assombrosa. Quem pode sai cidade para se tratar e não fala para não ser retaliado pela administração atual. Isso tem que acabar, pois todos podem precisar da instituição em caso de emergência e essa falta de credibilidade influi na nossa economia, no fluxo de turistas, no marketing da cidade, na nossa auto-estima, na nossa segurança enquanto cidadãos.

É hora de todos exigirmos transparência na questão. Dedicação, imparcialidade e independência dos vereadores que compõem a CPI. Informações sobre o que está sendo investigado e encontrado. Publicidade para tudo.

Deixo aqui, baseado no meu conhecimento como ex-presidente do COMUS, algumas perguntas para os leitores, cidadãos eleitores e que devem ser respondidas pela secretaria de saúde, pela prefeitura e pela CPI:

1 - Oficialmente, qual a dívida quando da intervenção, qual era o déficit e qual eram os serviços oferecidos?

2 - Atualmente, qual a dívida da instituição, qual o déficit e quais os serviços oferecidos?

3 – Qual avaliação a secretaria estadual de saúde faz da entidade?

4 – Qual a real situação dos indicadores de saúde pública e assistência hospitalar de Ubatuba?

5 – Qual a opinião dos médicos e funcionários, além dos pacientes, a respeito da instituição?

Algumas informações confiáveis que apurei dizem que já foi contratada uma firma de auditoria, pela câmara dos vereadores e não pela prefeitura. Há disposição de vários vereadores em levar o assunto com muita seriedade.

A bola agora está com a população e principalmente com os formadores de opinião, a exigir seriedade de todos. Não vai dar para aceitar que uma CPI seja instalada apenas para que se demita uma “funcionária desgastada”. Precisamos que se apurem os fatos, se torne pública a situação da entidade e se responsabilize quem de direito.

O tempo urge, nossa vida depende muito da assistência hospitalar, e da Santa Casa. O turismo será muito melhor com um hospital digno e confiável. Melhores médicos terão interesse em se juntar aos que aqui já se encontram para nos proporcionar melhores serviços. Ou seja, todos ganhamos.

E finalizo dizendo que todos estão se mobilizando e se preparando para 2014, na copa do mundo. Na revista “carreira & negócios” número 13, por exemplo, artigo de Marco Aurélio Klein diz que não podemos fazer como a África do Sul, que está com problemas para hospedagem em 2010 e está pedindo ajuda aos vizinhos para resolver o problema. Tirando a cidade de São Paulo, há falta de leitos em todas as cidades do País, visto que a previsão é de 500 mil turistas durante o evento. Para se ter idéia, o Rio de Janeiro tem apenas 11 mil quartos disponíveis. O artigo é finalizado ressaltando que o tempo é muito curto para as obras de infra-estrutura, mas é suficiente para aproveitar as oportunidades. Dentro das nossas oportunidades de absorver esses turistas, ter hospital confiável será uma vantagem competitiva considerável.


Por isso, CPI séria já! Todos por uma assistência hospitalar cada vez melhor!

Pelo projeto Ubatuba 2014.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu