Ubatuba em foco

Mudança de rumos: sugestões

Corsino Aliste Mezquita
A precariedade dos serviços prestados, na Prefeitura de Ubatuba, por apadrinhados despreparados e contratados em comissão, é de todos conhecida. Não possuindo habilitação necessária não reúnem condições para prestar serviços de qualidade. Nem vontade, alguns, tem de trabalhar. Para que se esforçar?. Ninguém cobra e o salário chega no final do mês.

Retrato semelhante é apresentado por contratados das APMs, terceirizados e eventuais permanentes. Todos eles trabalham em total insegurança, sem assumirem vínculos permanentes com os serviços, sem saber o que vai acontecer amanhã, com salários aviltantes e, em alguns casos, sem terem seus direitos trabalhistas reconhecidos e respeitados. Trabalham por necessidade e por não terem outra opção. Nada podem programar para o futuro por não terem perspectivas de futuro.

Para resolver parte desse quadro negro e caótico cabem algumas sugestões simples, baratas e de fácil execução. Certamente o ambiente e a qualidade dos serviços melhorariam na administração municipal.

DE IMEDIATO: Nomear todos os Agentes Administrativos, já classificados em concurso, ministrar-lhes treinamento em serviço, durante trinta dias, e alocar-lhes funções próprias de seus cargos, nas Secretarias das Escolas e em outras repartições da Prefeitura. A providência resolveria vários problemas existentes e vitalizaria o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU.


Acabar já e para sempre com todas as perseguições políticas e o deslocamento de funcionários efetivos de seus cargos e funções, que prestaram durante muitos anos com eficiência e probidade, porque apoiaram outro candidato ou possuem idéias políticas diferentes.

Criar Plano de Cargos e Salários para todos os cargos da Prefeitura com sistema de promoções por: Aperfeiçoamento profissional, Níveis escolares conquistados, Tempo de serviço, Assiduidade e Mérito. Essa providência foi promessa quando da elaboração do Estatuto.

Abrir concurso de provas e títulos para todos os cargos da Prefeitura, nomear os aprovados, treina-los em serviço e acabar com terceirizações, eventuais permanentes, comissionados inconstitucionais, prestadores de serviços e toda a gama de contratos temporários geradores de instabilidade e insegurança funcional.

As sugestões acima resolveriam problemas que nunca deveriam ter sido criados se, a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Ubatuba, fossem respeitadas.


As repartições municipais passariam a ser uma extensão da casa do funcionário e a elas dedicaria o carinho, a dedicação e o empenho que todos prestamos aquelas coisas que nos garantem a sobrevivência e a realização dos ideais.

VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem perseguidores de funcionários.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu