Região

Paraty fica fora da lista de Patrimônio Mundial da Unesco

Miguel Conde, de Paraty (original aqui)
Em meio às preparações para a sétima edição da Flip, Paraty recebeu a notícia de que não será incluída na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Pelo menos por enquanto. A Unesco não rejeitou definitivamente a candidatura, mas decidiu que ela deve ser reformulada, e então avaliada novamente.

Os novos integrantes da relação foram divulgados no site da Unesco no domingo, mas desde sexta, quando a candidatura de Paraty foi discutida na reunião da organização em Sevilha, o governo brasileiro já sabia que a cidade ficaria de fora.

A campanha de Paraty era centrada no valor histórico do Caminho do Ouro, que fazia da cidade porto de escoamento dos metais preciosos extraídos em Minas Gerais, mas a Unesco entendeu que a rota só poderia aspirar à condição de Patrimônio Mundial se fosse incluído o percurso completo, de Diamantina ao Litoral.

- Por sugestão de representantes da própria Unesco, vamos refazer nossa candidatura centrando no interesse natural e geológico da Serra do Mar para a compreensão da separação da África e da América - diz Amaury Barbosa, secretário adjunto de Cultura da cidade e presidente da comissão que organiza a candidatura. - A mata nativa e o centro histórico também são importantes. Lá em Sevilha dizia-se que a Unesco não quer mais incluir cidades coloniais latino-americanas na lista de Patrimônio Mundial, porque já tem muitas. É preciso ter algo de diferente.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu