Manchetes do dia

Segunda-feira, 22 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Irã admite ao menos 10 mortes em protesto"

Vítimas desde a eleição já são 17; conselho admite voto-fantasma

Pelo menos dez pessoas morreram nos protestos de sábado no Irã, admitiu ontem o governo em Teerã. Os confrontos entre forças do governo e manifestantes que reivindicam a anulação da eleição presidencial deixaram ainda cem feridos.
Desde o pleito do dia 12, os mortos já somam 17. A violenta repressão consolidou a divisão entre líderes religiosos conservadores e reformistas e levou clérigos proeminentes desta segunda ala a desafiarem a ordem do líder supremo do país para que os protestos acabassem.
Parentes do ex-presidente reformista Ali Hashemi Rafsanjani foram detidos brevemente por participarem dos protestos. O governo redobrou a censura à mídia. O correspondente da revista "Newsweek" foi detido, e o da rede BBC, expulso.
O Conselho dos Guardiães, mais alta instância constitucional do país, admitiu que em pelo menos 50 cidades o número de cédulas apuradas superou o de eleitores, segundo um canal estatal de TV. A irregularidade abrange cerca de 3 milhões de votos.

O Globo
"Senado pagou até reforma da cozinha com atos secretos"

Dinheiro público também custeou gastos médicos fora do padrão

Nem só para contratações irregulares de pessoal serviram os mais de 600 atos secretos do Senado em 14 anos. A comissão de sindicância concluiu que outras decisões administrativas foram tomadas para beneficiar senadores e funcionários. Os gastos, cobertos com dinheiro público, incluem reforma de um apartamento funcional em que só a obra da cozinha custou R$ 100 mil, além de passagens aéreas e reembolso de despesas médicas fora do padrão.

O Estado de São Paulo
"Aumenta pressão para abrir todos os arquivos do Araguaia"

Reportagem do 'Estado' com Curió reabre debate sobre registros da guerrilha

A divulgação pelo Estado de documentos sobre a Guerrilha do Araguaia ampliou a mobilização pela abertura dos arquivos oficiais e pela busca de corpos dos mortos no conflito. Papéis guardados pejo oficial da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, indicam que 41 guerrilheiros foram executados depois de presos. "É uma reportagem histórica", afirmou o ministro da Justiça, Tarso Genro. O secretário dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, pedirá ao presidente Lula que pressione o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a aceitar a participação de representantes das famílias de guerrilheiros na expedição organizada pelo Exército para localizar corpos. "Toda colaboração com elementos para ajudar na elucidação dos fatos é extraordinária", afirmou Jobim. Criméia Almeida, que perdeu o marido, o sogro e o cunhado no Araguaia, disse ter ficado "chocada" com a reportagem.

Jornal do Brasil
"Dez brasileiros do voo 447 são identificados"

Famílias não autorizam a divulgação dos nomes

Em mais um doloroso capítulo da tragédia do voo 447 da Air France, os médicos legistas identificaram 11 dos 49 corpos localizados no Oceano Atlântico, que estão no Instituto Médico Legal (IML) do Recife – 10 são de brasileiros e um estrangeiro. Entre os brasileiros, cinco são do sexo masculino e cinco do feminino. O único estrangeiro identificado até o momento é um homem. As famílias das vítimas foram comunicadas pelos Superintendentes Regionais da Polícia Federal entre sexta-feira e o sábado (20). De acordo com eles, os parentes pediram que os nomes dos mortos não fossem divulgados.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu