Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Senado escondeu atos de propósito, afirma servidor"

Funcionário nega que criação de cargos e aumento de salários tenham se tornado secretos por ‘erro técnico’

O chefe do serviço de publicação do boletim de pessoal do Senado, Franklin Albuquerque Paes Landim, afirmou que as ordens para manter atos administrativos da Casa em caráter secreto vinham diretamente do ex-diretor-geral Agaciel Maia e do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi, informam Andreza Matais e Adriano Ceolin.
Os atos secretos eram usados pelo Senado para criar cargos ou aumentar salários sem que isso fosse de conhecimento público.

O Globo
"Calote com cheques é o maior desde 1991"

Consumidor já chegou ao Dia das Mães endividado

Em maio, o número de cheques devolvidos por falta de fundos foi o maior em 18 anos no país: 25,2 em cada mil cheques emitidos, o nível mais alto desde 1991, segundo o Serasa. Como outras modalidades de crédito sofreram restrições, o comércio intensificou o uso de pré-datados para financiar os consumidores. Mas o aumento do desemprego, motivado pela crise econômica, levou à queda na renda das famílias e, consequentemente, ao aumento da inadimplência. "As pessoas já chegaram endividadas ao Dia das Mães e voltaram a comprar", disse Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa.

O Estado de São Paulo
"Terceiro mandato recebe veto de relator na Câmara"

Genoino dá parecer contrário à hipótese de nova reeleição de Lula e defende alternância de poder

O deputado José Genoino (PT/SP) deu ontem, na Comissão de Constituição e Justiça, parecer contrário à proposta de emenda constitucional que permitiria ao presidente Lula candidatar-se ao terceiro mandato. Trata-se de um duro revés para os defensores da ideia. Na justificativa, Genoino, um petista histórico, reprovou a mudança da regra porque ela beneficiaria os atuais ocupantes dos cargos. Além disso, defendeu que o princípio republicano estabelece a alternância de poder: "A democracia é a certeza das regras e a incerteza dos resultados". Esse mesmo raciocínio foi derrotado no passado, quando a emenda que abriu a possibilidade de reeleição de FHC foi aprovada; hoje, porém, não há disposição na Câmara, mesmo na base governista. em permitir o andamento do processo a tendência na CCJ é aceitar o parecer de Genoino e arquivar a proposta.

Trechos do Relatório

"A proposta parece fulminada de inconstitucionalidade, atingindo valores essenciais do Estado democrático"

"Tende a abolir o caráter periódico do mandato, assim como a reduzir as possibilidades reais de alternância entre os titulares"

"A norma constitui mesmo verdadeira tentação para quem dela poderia se beneficiar”

Jornal do Brasil
"Sexo – Caiu o uso da camisinha"

Prática casual cresce e ministro teme banalização da Aids

A maior pesquisa sobre comportamento sexual no país, realizada pelo Ministério da Saúde, mostra que tem crescido entre os brasileiros a noção de importância do uso de preservativo e dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis. Mas essa consciência não corresponde à prática: apenas 45,7% dos entrevistados revelaram usar camisinha - eram 51,6% em 2004. A pesquisa ouviu homens e mulheres entre 15 e 64 anos. Detectou, por exemplo, que a prática do sexo casual mais do que dobrou nos últimos 12 meses. E que os jovens de 15 a 24 anos são os que mais se protegem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu