Manchetes do dia

Domingo, 14 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Vitória de Ahmadinejad provoca protestos no Irã"

Oposicionista quer anular eleição; governo proíbe comícios e fecha universidades

O anúncio da reeleição presidencial do ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad, com 62,7% dos votos, deflagrou protestos no Irã. Manifestantes ficaram feridos e vários foram presos.
O reformista moderado Mir Houssein Mousavi, que teve 33,7% dos votos, pediu a anulação das eleições.
Os comitês dos oposicionistas, Mousavi e Mehdi Karroub, amanheceram cercados por paramilitares. Foram proibidos comícios e reuniões públicas e fechadas as universidades. A telefonia celular foi suspensa e cidades ficaram sem internet. O Ministério da Cultura disse que proibirá jornalistas estrangeiros em Teerã.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu aos derrotados que evitem provocações e apoiem o vencedor.

O Globo
"Entraves ambientais reduzem em 20% geração de energia"

Estão atrasadas 18 obras de construção de hidrelétricas no país

A expansão do sistema elétrico, essencial para garantir o crescimento do país nos próximos anos, está esbarrando em entraves ambientais e questões indígenas. À espera de soluções para esses problemas, o Brasil está deixando de iniciar a construção de hidrelétricas capazes de produzir 19,5 mil megawatts de energia, quase 20% de atual capacidade de geração, informa Gustavo Paul.
Segundo dados da Aneel e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão atrasados pelo menos 18 empreendimentos hidrelétricos. Eles representam três vezes a potência das duas usinas do Rio Madeira – Jirau e Santo Antônio – em Rondônia, as maiores obras do setor em andamento.


O Estado de São Paulo
"PF e MP vão pedir à Justiça busca e apreensão no Senado"

Requisição de documentos sobre transações milionárias não foi atendida

A Polícia Federal e o Ministério Público vão recorrer à Justiça para obter documentos do Senado sobre empréstimos consignados para servidores, ramo que movimenta R$ 12 milhões mensais na Casa, relata o repórter Leandro Colon. Suspeita-se de envolvimento de João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, em esquema de favorecimento. O pivô seria a intermediária da contratação, uma assessoria que tem como sócia Maria Izabel Gomes, que trabalhou como babá para Zaghbi e seria laranja. O ex-diretor já disse que autorizava servidores a tomar empréstimos acima do permitido. O Senado resiste a liberar os papéis e pode sofrer o constrangimento de uma operação de busca.

Jornal do Brasil
"A desordem das mansões"
Não só barraco. Casas luxuosas também brotam nas encostas da Mata Atlântica carioca. Os licenciamentos são concedidos pela Secretaria Municipal de Urbanismo, mas há denúncias de que a fiscalização das obras não funciona: muitas escapam do projeto original aprovado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu