Manchetes do dia

Sábado, 06 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Mensagem indica que leme do Airbus quebrou"

Problema pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas

Uma mensagem automática enviada pelo Airbus A.330 da Air France que caiu no mar no domingo mostra que o leme do avião, peça essencial para o voo, quebrou. A mensagem foi emitida no primeiro dos quatro minutos finais do AF-447, em que 24 alertas foram disparados. Ela indica que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas, sem afastar a hipótese de que o computador tenha falhado. Para pilotos de Airbus, um evento como a quebra do leme – que pode ter sido provocada por fortíssima rajada de vento – tem o potencial de causar um desastre. O Biró de Investigação e Análise, agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. A Air France informou a seus pilotos que irá trocar os sensores externos de sua frota de Airbus, um dia após o biró ter apontado “incoerências” entre as velocidades medidas pelos instrumentos do avião.

O Globo
"Após tragédia, Air France troca o sensor de aviões"

Substituição já havia sido recomendada pelo fabricante desde setembro de 2007

Cinco dias após a tragédia com o Airbus A-330 que desapareceu no Oceano Atlântico, a Air France comunicou a seus comandantes que está trocando os sensores que ajudam a medir a velocidade de seus jatos, para “reduzir os ricos de perda de informação”. A providência tinha sido pedida pela Airbus em setembro de 2007. A decisão da Air France reforça a hipótese de que o avião estaria em velocidade errada e que os sensores tenham congelado. A Airbus já recomendara a quem pilota suas aeronaves seguir procedimento padrão em caso de falha desses equipamentos. Um deles é não confiar exclusivamente no computador de bordo. A Promotoria Pública de Paris abriu uma investigação por “homicídio involuntário” – o equivalente no Brasil a homicídio culposo.

O Estado de São Paulo
"Brasil taxa aço importado para conter invasão chinesa"

Produtos que entravam com alíquota zero passarão a ter imposto de até 14%

A Câmara de Comércio Exterior elevou ontem o imposto de importação para sete tipos de aço, com o objetivo de proteger a indústria nacional, sobretudo de produtos siderúrgicos chineses. O aço, que desde 2005 entrava no País com alíquota zero, passará a ser taxado em 12%, no caso de seis tipos de chapas e bobinas a quente e a frio e chapas grossas de aço-carbono. As barras de aço ligado terão alíquotas de 14%. A medida atende ao apelo das siderúrgicas, que estão perdendo mercado brasileiro para as importações, ao mesmo tempo que houve uma retração da demanda interna e externa. Segundo informação do Ministério do Desenvolvimentos, Indústria e Comércio Exterior, que ainda não tem os dados por país até maio, as importações brasileiras de ferro e aço da China somaram US$ 175,9 milhões de janeiro a abril de 2009, contra US$ 114,4 milhões no mesmo período de 2008.

Jornal do Brasil
"Air France sabia de problema no sensor"
Comunicado obtido pela agência Bloomberg, em Paris, informa que há um ano o fabricante do sensor de velocidade do Airbus sugeriu às companhias aéreas uma troca de modelo: o aparelho podia falhar nas alturas, a baixas temperaturas. A Air France, porém, preferiu manter o sistema. Pode ter custado a vida dos 228 pessoas a bordo do A. 330 que desapareceu domingo enquanto ia do Rio para Paris. Uma das hipóteses para o acidente é a de que o avião rachou devido a mudanças bruscas de velocidade. O sensor poderia ter falhado durante o voo 447, quando o jato passou pela tormenta na Zona de Convergência Intertropical. Ontem a Air France informou aos pilotos que estava, enfim, determinando a substituição do equipamento. Um grupo de parentes foi ao Recife ouvir explicações sobre as buscas aos destroços do Airbus. Voltaram desanimados.

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