Manchetes do dia
Sábado, 06 / 06 / 2009
Folha de São Paulo
"Mensagem indica que leme do Airbus quebrou"
Problema pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas
Uma mensagem automática enviada pelo Airbus A.330 da Air France que caiu no mar no domingo mostra que o leme do avião, peça essencial para o voo, quebrou. A mensagem foi emitida no primeiro dos quatro minutos finais do AF-447, em que 24 alertas foram disparados. Ela indica que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas, sem afastar a hipótese de que o computador tenha falhado. Para pilotos de Airbus, um evento como a quebra do leme – que pode ter sido provocada por fortíssima rajada de vento – tem o potencial de causar um desastre. O Biró de Investigação e Análise, agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. A Air France informou a seus pilotos que irá trocar os sensores externos de sua frota de Airbus, um dia após o biró ter apontado “incoerências” entre as velocidades medidas pelos instrumentos do avião.
O Globo
"Após tragédia, Air France troca o sensor de aviões"
Substituição já havia sido recomendada pelo fabricante desde setembro de 2007
Cinco dias após a tragédia com o Airbus A-330 que desapareceu no Oceano Atlântico, a Air France comunicou a seus comandantes que está trocando os sensores que ajudam a medir a velocidade de seus jatos, para “reduzir os ricos de perda de informação”. A providência tinha sido pedida pela Airbus em setembro de 2007. A decisão da Air France reforça a hipótese de que o avião estaria em velocidade errada e que os sensores tenham congelado. A Airbus já recomendara a quem pilota suas aeronaves seguir procedimento padrão em caso de falha desses equipamentos. Um deles é não confiar exclusivamente no computador de bordo. A Promotoria Pública de Paris abriu uma investigação por “homicídio involuntário” – o equivalente no Brasil a homicídio culposo.
O Estado de São Paulo
"Brasil taxa aço importado para conter invasão chinesa"
Produtos que entravam com alíquota zero passarão a ter imposto de até 14%
A Câmara de Comércio Exterior elevou ontem o imposto de importação para sete tipos de aço, com o objetivo de proteger a indústria nacional, sobretudo de produtos siderúrgicos chineses. O aço, que desde 2005 entrava no País com alíquota zero, passará a ser taxado em 12%, no caso de seis tipos de chapas e bobinas a quente e a frio e chapas grossas de aço-carbono. As barras de aço ligado terão alíquotas de 14%. A medida atende ao apelo das siderúrgicas, que estão perdendo mercado brasileiro para as importações, ao mesmo tempo que houve uma retração da demanda interna e externa. Segundo informação do Ministério do Desenvolvimentos, Indústria e Comércio Exterior, que ainda não tem os dados por país até maio, as importações brasileiras de ferro e aço da China somaram US$ 175,9 milhões de janeiro a abril de 2009, contra US$ 114,4 milhões no mesmo período de 2008.
Jornal do Brasil
"Air France sabia de problema no sensor"
Comunicado obtido pela agência Bloomberg, em Paris, informa que há um ano o fabricante do sensor de velocidade do Airbus sugeriu às companhias aéreas uma troca de modelo: o aparelho podia falhar nas alturas, a baixas temperaturas. A Air France, porém, preferiu manter o sistema. Pode ter custado a vida dos 228 pessoas a bordo do A. 330 que desapareceu domingo enquanto ia do Rio para Paris. Uma das hipóteses para o acidente é a de que o avião rachou devido a mudanças bruscas de velocidade. O sensor poderia ter falhado durante o voo 447, quando o jato passou pela tormenta na Zona de Convergência Intertropical. Ontem a Air France informou aos pilotos que estava, enfim, determinando a substituição do equipamento. Um grupo de parentes foi ao Recife ouvir explicações sobre as buscas aos destroços do Airbus. Voltaram desanimados.
Folha de São Paulo
"Mensagem indica que leme do Airbus quebrou"
Problema pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas
Uma mensagem automática enviada pelo Airbus A.330 da Air France que caiu no mar no domingo mostra que o leme do avião, peça essencial para o voo, quebrou. A mensagem foi emitida no primeiro dos quatro minutos finais do AF-447, em que 24 alertas foram disparados. Ela indica que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente que matou 228 pessoas, sem afastar a hipótese de que o computador tenha falhado. Para pilotos de Airbus, um evento como a quebra do leme – que pode ter sido provocada por fortíssima rajada de vento – tem o potencial de causar um desastre. O Biró de Investigação e Análise, agência francesa que apura acidentes aéreos, dará entrevista hoje sobre o caso. A Air France informou a seus pilotos que irá trocar os sensores externos de sua frota de Airbus, um dia após o biró ter apontado “incoerências” entre as velocidades medidas pelos instrumentos do avião.
O Globo
"Após tragédia, Air France troca o sensor de aviões"
Substituição já havia sido recomendada pelo fabricante desde setembro de 2007
Cinco dias após a tragédia com o Airbus A-330 que desapareceu no Oceano Atlântico, a Air France comunicou a seus comandantes que está trocando os sensores que ajudam a medir a velocidade de seus jatos, para “reduzir os ricos de perda de informação”. A providência tinha sido pedida pela Airbus em setembro de 2007. A decisão da Air France reforça a hipótese de que o avião estaria em velocidade errada e que os sensores tenham congelado. A Airbus já recomendara a quem pilota suas aeronaves seguir procedimento padrão em caso de falha desses equipamentos. Um deles é não confiar exclusivamente no computador de bordo. A Promotoria Pública de Paris abriu uma investigação por “homicídio involuntário” – o equivalente no Brasil a homicídio culposo.
O Estado de São Paulo
"Brasil taxa aço importado para conter invasão chinesa"
Produtos que entravam com alíquota zero passarão a ter imposto de até 14%
A Câmara de Comércio Exterior elevou ontem o imposto de importação para sete tipos de aço, com o objetivo de proteger a indústria nacional, sobretudo de produtos siderúrgicos chineses. O aço, que desde 2005 entrava no País com alíquota zero, passará a ser taxado em 12%, no caso de seis tipos de chapas e bobinas a quente e a frio e chapas grossas de aço-carbono. As barras de aço ligado terão alíquotas de 14%. A medida atende ao apelo das siderúrgicas, que estão perdendo mercado brasileiro para as importações, ao mesmo tempo que houve uma retração da demanda interna e externa. Segundo informação do Ministério do Desenvolvimentos, Indústria e Comércio Exterior, que ainda não tem os dados por país até maio, as importações brasileiras de ferro e aço da China somaram US$ 175,9 milhões de janeiro a abril de 2009, contra US$ 114,4 milhões no mesmo período de 2008.
Jornal do Brasil
"Air France sabia de problema no sensor"
Comunicado obtido pela agência Bloomberg, em Paris, informa que há um ano o fabricante do sensor de velocidade do Airbus sugeriu às companhias aéreas uma troca de modelo: o aparelho podia falhar nas alturas, a baixas temperaturas. A Air France, porém, preferiu manter o sistema. Pode ter custado a vida dos 228 pessoas a bordo do A. 330 que desapareceu domingo enquanto ia do Rio para Paris. Uma das hipóteses para o acidente é a de que o avião rachou devido a mudanças bruscas de velocidade. O sensor poderia ter falhado durante o voo 447, quando o jato passou pela tormenta na Zona de Convergência Intertropical. Ontem a Air France informou aos pilotos que estava, enfim, determinando a substituição do equipamento. Um grupo de parentes foi ao Recife ouvir explicações sobre as buscas aos destroços do Airbus. Voltaram desanimados.
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