Coluna da Quarta-feira

Cultura para Ubatuba

Maurício Moromizato
Foi com muita honra que participei da equipe da ANIBRA (Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba) que promoveu a 2ª Festa da Colônia Japonesa de Ubatuba.


Estivemos na Avenida durante os quatro dias do feriado que passou.


Milhares de pessoas passaram por lá para saborear pratos de nossa culinária e ver atrações como o Taikô (tambores japoneses), artes marciais, tai-chi-chuan, dança de rua, dança de salão e a Lira Padre Anchieta.

Foi muito trabalhoso, mas muito prazeroso, porque feito com dedicação e com a clareza de que não era apenas uma festa, mas a expressão de nossa cultura ancestral. Na minha mente, e tenho certeza que na de todos os que trabalharam, estava presente a certeza de que nosso prazer estava em mostrar a todos os visitantes que a imigração japonesa valeu a pena para o Brasil e para nós, descendentes desses corajosos desbravadores que há mais de um século cruzaram o mundo em busca de um mundo melhor.

Era feriado, havia poucos turistas, mas durante o trabalho pude observar a alegria desses turistas por terem uma atração na cidade, e como gostaram de ter pratos diferentes, ambiente agradável e acolhida para passar algumas horas da noite. Apesar da fila e da espera inevitáveis em alguns momentos, todos gostaram.

Muitos elogios à qualidade da comida, ao preço acessível e principalmente à harmonia da equipe trabalhando, juntando jovens e adultos. Limpeza e segurança. Um conjunto de fatores que tornou o evento um sucesso.

Pensando na experiência vivida e acumulada com a do ano passado, pude ratificar a convicção de que essa festa e a ANIBRA podem contribuir muito com a cidade, tornando-se ano após ano um marco na vida da cidade e ajudando no desenvolvimento de Ubatuba.

Mas ratifico principalmente a convicção de que a festa só teve sucesso porque teve a CULTURA como motivo principal. A preservação cultural e a valorização de nossos antepassados, em harmonia com tantas outras culturas existentes.

Turismo é isso. Promover a valorização humana. Manter as manifestações culturais locais. Trazer culturas diferentes para que possamos conhecê-las. Cultura tem visual, tem cheiro, tem gosto, tem sentimento, tem música, tem vestimenta, dança, enfim, tem prazer.

Chegou a hora das festas católicas, festa de São João, de São Pedro, do Divino Espírito Santo. Todas culturais também. Depois, Festa do Camarão, Caiçarada, festa das Nações e tantas outras. Temos que usar essas tradições e culturas para valorizar nossos cidadãos, dando-lhes oportunidade de festas e diversão. E fazer bem e cada vez melhor, mais bonito, mais limpo e mais seguro, para atrair naturalmente os turistas que aqui tem casa, os turistas das cidades vizinhas e das regiões metropolitanas que nos cercam. Festa para todo mundo. Trabalho para quem precisa. Desenvolvimento para a cidade.

Esse é sem dúvida o caminho para Turismo o ano inteiro.

Para o bem de todos e felicidade geral de Ubatuba: CULTURA PARA TODOS, JÁ!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu