Ubatuba em Rede

Fundação Alavanca participa de fórum em Brasília

Rui Grilo
Na reunião do dia 13/o5 do Movimento Ubatuba em Rede, a Sra. Iara Pavesi fez um relato da sua participação no II Fórum da Rede de Tecnologias Sociais – RTS -, realizado em Brasília, nos dias 13, 14 e 15, apresentando o Jogo Gigante, técnica usada no MEU PROJETO DE VIDA, desenvolvido pela Fundação Alavanca em vários bairros e que tem como tema a questão: QUE PROBLEMA VOCÊ QUER FAZER PARTE DA SOLUÇÃO?

O MEU PROJETO DE VIDA tem sido divulgado em vários encontros e seminários promovidos pela Petrobras, que financia o projeto em Ubatuba.

O jogo tem o formato do autódromo de Interlagos, sobre o qual os jogadores se deslocam e são desafiados a debater e encontrar soluções para vários problemas: drogas, sexualidade, gravidez na adolescência, identidade, questões de gênero...

Jogando, de uma forma lúdica, vão desenvolvendo habilidades, conhecimentos e diferentes formas de expressão: dança, desenho, teatro, grafite. Atualmente, vem sendo dado destaque ao HIP HOP, em suas diferentes manifestações e elementos: rap, streat dance, grafite, mcs e dj.

O jogo gigante foi desenvolvido pelos adolescentes da Escola Estadual Tomaz Alves, de Campinas, alunos da Professora Iara.

Um outro projeto de Ubatuba divulgado com destaque na RTS é o tratamento de esgoto da Comunidade Emaús.

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que devem representar efetivas soluções de transformação social.

Em 2003 começaram as primeiras conversas para a criação da Rede.

A Fundação Banco do Brasil (FBB), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Finep(Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao MCT), a Petrobras , a Secom-PR (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República) e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em meados de 2004 prontificaram-se em organizar e conduzir um processo de mobilização e discussão para viabilizar a formação desta Rede, que se concretizou em 14/04/2005, em Brasilia.

A Rede de Tecnologia Social - RTS reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais.

Hoje a RTS reúne 688 instituições e tem mais de 7 mil e-mails cadastrados e que recebem dois boletins semanais.

Um dos projetos que faz parte da Rede, tinha como meta a instalação de um milhão de cisternas para o combate à seca no semi-árido já atingiu a marca de 200 mil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu