Opinião

Petrobrás versus Receita

Editorial do Estadão
Não é hora de politizar a disputa entre a Petrobrás e a Receita Federal em torno de R$ 3,94 bilhões. O valor foi contabilizado pela estatal como crédito tributário. Esse crédito, segundo o Fisco, foi obtido de forma irregular. A empresa contesta essa acusação. Alega que simplesmente usou um procedimento permitido por uma norma de 2001. Mudou, durante o ano, a forma de registro de certas operações. Com isso, expurgou parte dos ganhos obtidos com a alta do dólar e tornou-se credora de impostos já pagos. A alteração do regime durante o exercício é irregular, sustenta a Receita. Advogados citados pela imprensa dizem o contrário. Há, portanto, uma controvérsia legal, assunto para especialistas, e a solução, se for o caso, será proporcionada pela Justiça.

Se a Petrobrás estiver correta, a decisão deverá valer para outras empresas. Há casos semelhantes no setor privado, segundo informam escritórios de advocacia. Se a posição da Receita prevalecer, a estatal e as demais companhias deverão pagar o imposto devido e, se for o caso, as multas compatíveis com a infração fiscal. Enquanto se tratar de uma controvérsia técnica, a respeito de normas tributárias, ninguém terá justificativa para explorar politicamente o episódio. No máximo, caberá expressar alguma estranheza a respeito de um pormenor dessa história.

Representantes do Executivo, segundo se informou em Brasília, aprovaram, como membros do Conselho de Administração da estatal, a mudança do regime contábil adotada no ano passado. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, é um desses membros. Por uma notável coincidência, a Receita Federal é uma repartição da Fazenda. Ao ministro não terá ocorrido consultar seus subordinados, especialistas em questões tributárias, a respeito da solução proposta pela Petrobrás? Se a resposta fosse contrária à mudança de critério, a discussão poderia ter começado antes da alteração contábil adotada pela empresa e a história poderia ter tido outro desdobramento.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) tentou explicar a decisão tomada pelos diretores da empresa e apoiada pelo Executivo: "Trata-se de uma política de governo para manter os investimentos. É melhor que socorrer a empresa com dinheiro do Tesouro." A explicação é estranhíssima. Não tem sentido falar sobre uma "política de governo" sem levar em conta sua legalidade. Se a Receita estiver certa, aquela orientação "de governo" terá sido contrária às normas tributárias em vigor. Ou não terá o senador notado a divergência de opiniões entre o Fisco e a empresa? Trata-se, de toda forma, de um governo extraordinário, com um ministro da Fazenda capaz de avalizar, como membro do Conselho de uma estatal, uma decisão contestável pela Receita.
Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu