Manchetes do dia

Sábado, 23 / 05 / 2009

Folha de S. Paulo
"43% não concluem curso supletivo"

Feito pela 1ª vez, levantamento do IBGE mostra que 28% dos alunos abandonaram as aulas para trabalhar

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que, dos 8 milhões de brasileiros que já freqüentaram cursos de educação de jovens e adultos – os antigos supletivos -, 43% não os concluíram. Os motivos mais citados para o abandono foram a falta de horários compatíveis com o trabalho (28%) ou com as tarefas domésticas (14%). Foi a primeira vez que o IBGE investigou especificamente esse segmento. O levantamento também revela que a frequência a cursos de alfabetização de adultos em setembro de 2007 era de apenas 547 mil pessoas – menos de 4% dos 14 milhões de analfabetos do país. O secretário de Educação Continuada do Ministério da Educação, André Lázaro, diz ser natural a evasão maior nos supletivos, mas admite que é necessário melhorar sua qualidade. Sobre a alfabetização de adultos, Lázaro afirma que, por serem cursos de curta duração, o levantamento do IBGE não capta o total de matriculados num ano.

O Globo
"Bônus em 2010 para o PAC é ‘propina oficial’, diz oposição"

Dilma defende o extra e diz que não dá ‘para fiscalizar sem engenheiro’

O bônus de até R$ 48,9 mil a ser pago a servidores do Dnit para que acelerem as obras do PAC até 2010, ano eleitoral, foi chamado pela oposição de “propina oficial”. As reações foram fortes no Congresso, para onde o governo mandou o projeto com pedido de urgência. “O governo está premiando a má gestão, e isso é inacreditável”, disse o tucano José Aníbal. “É premiar a máquina que vai garantir a permanência do PT no poder”, protestou o presidente do DEM, Rodrigo Maia. A ministra Dilma Rousseff, chamada pelo presidente Lula de mãe do PAC e sua candidata à Presidência, defendeu o bônus: “Você não pode achar que vai fiscalizar uma obra de envergadura sem engenheiro. Agora também não pode supor que um engenheiro. Agora também não pode supor que um engenheiro vai trabalhar por valores muito baixos”.

O Estado de S. Paulo
"Dilma rejeita pressão por cargos na Petrobras"

Ministra blinda estatal, alvo de tentativa de barganha do PMDB

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, voltou ao trabalho, após três dias de tratamento de saúde, com a missão de tentar barrar a pressão do PMDB por cargos na Petrobras, revelada pelo Estado. O partido quer diretorias em troca de apoio ao governo na CPI sobre a estatal. Dilma negou mudanças. “Isso não está em cogitação. Não há isso, até agora, por parte do governo. Nem sinal de alguém pedir isso a nós”, disse a ministra. Dilma ainda manifestou apoio “irrestrito” a Guilherme Estrella, diretor de Exploração e Produção da Petrobras, cargo que é alvo dos peemedebistas.

Jornal do Brasil
"Dívidas no cartão começam a cair"

Brasileiro está 13,5% menos endividado com cartões e financeiras que em 2008

Pesquisa feita pelo Serasa aponta queda no endividamento do brasileiro com o cartão de crédito. Nos quatro primeiros meses deste ano, a dívida média com cartões e financeiras ficou em R$ 370, ou seja, 13,5% menor que em 2008. A oferta de dinheiro teve leve recuperação, após o período de instabilidade que começou antes mesmo da crise financeira mundial. A qualidade do crédito no país melhorou no primeiro trimestre do ano e já alcançou o patamar pré-crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu