Manchetes do dia

Sábado, 09 / 05 / 2009

Folha de São Paulo
"Brasil tem 1º caso de gripe suína transmitida no país"

Vítima é morador do Rio cujo amigo contraiu vírus da doença no México

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) confirmou o primeiro caso de transmissão no Brasil da gripe a (H1N1), conhecida como gripe suína. Com isso, o país é o sétimo no mundo a registrar manifestação autóctone da doença. Com dois novos casos anunciados, no Rio e em Santa Catarina, subiu para seis o total de confirmados no Brasil. O primeiro a contrair o vírus em território brasileiro é amigo do morador do Rio de 21 anos que havia sido contaminado em Cancun. Eles tiveram contato depois de o jovem voltar do México. O ministro da Saúde chamou de “disparate” o anúncio da Embaixada dos EUA de que já restringe o atendimento a pessoas que apresentem sintomas de gripe. Segundo a Organização Mundial da Saúde, que mantém o alerta de pré-pandemia, os EUA superaram o México e são o país com mais casos da gripe. O Canadá registrou a primeira morte pelo vírus fora do México e dos EUA, e o Japão anunciou seus três primeiros casos da doença – todos pessoas que estiveram em território canadense.

O Globo
"Rio tem 1º caso de gripe suína contraída no Brasil"

Homem foi contaminado na Ilha do Governador por amigo que veio do México

O Ministério da Saúde confirmou ontem que o Rio tem o primeiro caso de gripe suína contraída em solo brasileiro, o que torna o país o sétimo a registrar a circulação do vírus H1N1. O homem, de 29 anos e morador da Ilha do Governador, foi contaminado por um amigo que, após viagem ao México, contraiu a doença. O transmissor fez parte de um grupo de 850 brasileiros – sendo cem do Rio – que foi a Cancún participar de um torneio de futebol. Também ontem foi diagnosticado o sexto caso no país: uma menina de 7 anos, de Santa Catarina, que esteve na Flórida. A OMS diz que, apesar das medidas adotadas, um surto da doença no Brasil é inevitável. Os EUA superaram o México em número de casos e o Canadá teve sua primeira morte provocada pela nova gripe.

O Estado de São Paulo
"BC intervém de novo, mas dólar ainda cai"

Moeda americana tem queda de 1,99% e fecha a R$ 2,068

O Banco Central voltou ontem a comprar dólares no mercado à vista para, oficialmente, reforçar as reservas internacionais. Essa operação não era realizada desde 10 de setembro de 2008. Mas a medida não interrompeu o recuo da moeda americana – que fechou em queda de 1,99%, a R$ 2,068, o menor preço desde 3 de outubro de 2008. Em nota, o BC reafirmou que não tem como objetivo estabelecer um piso para as cotações e disse que a operação foi feita em razão da “melhora nas condições de liquidez” do mercado. A semana teve uma entrada expressiva de dólares, fazendo a cotação cair 5,48%. Investidores financeiros, atraídos pelos juros altos, e exportadores são os principais responsáveis por esse movimento.

Jornal do Brasil
"Rio tem primeiro caso de contágio da gripe no país"

Rapaz é amigo do jovem carioca que trouxe do México a gripe suína

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de transmissão da gripe suína em território brasileiro: um rapaz de 29 anos pegou a doença do jovem carioca que contraiu a gripe no México. Mais de 100 pessoas que estiveram com ambos estão sendo monitoradas. Até ontem, todos os contaminados conhecidos oficialmente no país haviam adquirido o vírus em viagens à América do Norte, onde os EUA superaram ontem o México em número de enfermos: agora são 1.639. Em Santa Catarina, foi confirmado o primeiro caso no estado, elevando a seis o número oficial de contaminados no Brasil. Para especialista da Fiocruz, a disseminação do vírus é inevitável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu