Manchetes do dia

Segunda-feira, 03 / 05 / 2009

Folha de S. Paulo
"MEC propõe mudar o ensino médio"

Atuais 12 disciplinas seriam reunidas em apenas quatro grupos temáticos; projeto será analisado nesta semana

O Ministério da Educação pretende acabar com a atual divisão por disciplinas no ensino médio, informa Fábio Takahashi. A proposta é distribuir o conteúdo das 12 matérias em apenas quatro grupos temáticos: línguas, matemática, humanas e exatas/biológicas.

Seria uma forma de combater a "fragmentação" do currículo. O MEC quer também que a carga horária mínima vá de 2.400 para 3.000 horas nos três anos.

O projeto precisa ser aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, que deve analisá-lo nesta semana, e também tem de ser aceito pelos governos estaduais para entrar em vigor.

Mozart Neves, membro do conselho, acha a mudança "positiva", mas difícil. "Precisa reorganizar os espaços da escola e mudar a cabeça do professor."

"Governos só atrapalham", diz diretor de escola estadual de São Paulo mais bem avaliada pelo Enem.

O Globo
"Pentatri"

Além do quinto tricampeonato, Flamengo garante a hegemonia incontestável no futebol carioca.

O Estado de S. Paulo
"Bancos públicos avançam no crédito"

Puxada por CEF e BB, participação no total de empréstimos vai a 37,6%

Os bancos públicos estão ampliando sua participação nas operações de crédito, em movimento determinado pelo Planalto e liderado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Em 12 meses, essa participação cresceu de 34,1% para 37,6% do total de crédito concedido no País. A Caixa, tradicionalmente ligada ao financiamento habitacional, reforçou suas linhas de crédito para empresas e o financiamento de automóveis. Já o BB, sempre forte no financiamento agrícola, agora atua mais no crédito de imóveis, veículos e eletrodomésticos. O avanço dos bancos públicos é explicado também pela atitude das instituições privadas que, com a crise econômica, reduziram a concessão de empréstimos. "Aproveitamos a letargia dos concorrentes", diz Marco Geovanne Tobias, diretor do BB.

Jornal do Brasil
"Mengão tricampeão"
Ao superar o Botafogo nos pênaltis, por 4 a 2, após empate no tempo normal em 2 a 2, ontem, no Maracanã, o Flamengo tornou-se o maior vencedor do Campeonato Carioca. Foi a 31ª conquista do torneio, uma a mais que as do Fluminense. O titulo selou o quinto tricampeonato da história rubro-negra. Foi o terceiro título seguido em cima do alvinegro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu