Comunidade

Empresas apoiam plano de "Mobilização pela Educação"

Rui Grilo
Dia 02/06 às 19 horas no prédio da antiga Associação Comercial será apresentado o Plano de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação, fruto de uma parceria do MEC – Ministério de Educação e Cultura e as maiores representações religiosas do Brasil: a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; CLAI – Conselho Latino Americano de Igrejas e CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Também é apoiado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e pela ong Todos Pela Educação.

Para esse evento foram convidados o Exmo. Sr. Promotor Público da Infância e Juventude, Dr. Percy José Cleve Küster, o Sr. Secretário Municipal de Educação Arnaldo da Silva Alves, o Diretor Regional da APEOESP, Professor Marcio de Oliveira. Ainda não confirmou a participação a Sra. Diretora Regional de Educação.

Embora o foco do plano seja a articulação das forças sociais do município para melhorar o índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB – foi criado o Blog da Mobilização - www.famíliaeducadora.blogspot.com - para divulgar as ações desenvolvidas e favorecer a troca de experiências entre os municípios.

No dia 20 de maio, o Plano recebeu um apoio de peso: o Instituto Votorantim, Considerado o projeto carro-chefe da Rota da Educação, em 2009, a Parceria Votorantim pela Educação pretende desenvolver ações em 88 municípios, em 18 estados brasileiros. O projeto visa construir uma agenda positiva para debater e qualificar a educação pública disseminando apoio às ferramentas e metas de Educação definidas tanto pelo Ministério da Educação (MEC), quanto pela sociedade civil, tais como: o PAR (Plano de Ações Articuladas), previsto no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), e as metas do Movimento Todos pela Educação. O projeto, desenvolvido em parceria com representantes de diversos setores da sociedade, prevê oficinas de capacitação para mobilizadores locais, reuniões com agentes locais, encontros com o poder público e campanhas de comunicação, de acordo com as características e demanda de cada município. Por meio do estímulo a ações de controle social, a iniciativa busca qualificar a demanda por educação e fortalecer iniciativas em prol da qualidade do ensino público.

De acordo com Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, “Há clareza para todos de que não há um setor que, isoladamente, dê conta dos desafios que a sociedade tem pela frente”. (Folha, 27/05/09, B8)

Cresce a consciência de que, o investimento em ilhas de excelência ou projetos isolados não dá conta, ou não consegue alavancar um desenvolvimento sustentável. Para que haja mudança positiva locais, regionais e mundiais, é necessário que se pense a educação como investimento social. E nenhum dos atores, isoladamente consegue atingir parcelas significativas da população Então, é necessário a parceria e o investimento nas estruturas já existentes; em vez de partir do zero e criar um projeto próprio, melhor é investir em metodologias já testadas e aprovadas, ou contribuir para o seu aperfeiçoamento.

Aqui, em Ubatuba, já procuramos a Associação Comercial, que se comprometeu a apoiar as equipes de voluntários que vão coordenar o processo de mobilização.

O nosso desejo é que esse Plano consiga o apoio de todas as forças sociais do município.
Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu