Coluna da Terça-feira

Educação e/em política

Mauricio Moromizato
Tenho sido procurado por dezenas de pessoas querendo saber “como estão as coisas”. Questiona-se a situação atual de Ubatuba, a situação do lixo (e da deficiência na coleta), da saúde (e da Santa Casa), da merenda, de um suposto “carro novo”, do turismo (e da falta de turistas), das regiões oeste, norte e sul, do aumento de 5% aos funcionários públicos e do aumento muito maior para os agentes políticos, do excesso de funcionários comissionados e do absurdo que são algumas nomeações, entre tantas outras dúvidas, reclamações e desabafos.

Avalio que tanta procura e tanta cobrança é decorrente de vários fatores, que atuam em conjunto, tais como a falta de informação confiável por parte de agentes políticos, da prefeitura, da câmara e da imprensa (1); da falta de interesse contínuo em buscar a interpretação correta para o que está acontecendo (2), de uma necessidade de sentir o poder público atuando e na verdade ter certeza de sua ausência (3), etc.

Já escrevi inúmeras vezes sobre a participação popular necessária ao desenvolvimento da cidade. A cada dia estou mais convicto dessa necessidade e da enorme responsabilidade que cada um de nós carrega. A tarefa para tornar Ubatuba diferente e melhor do que está hoje envolve uma disposição imensa em participar de discussões e disputas sobre diferentes pontos de vista, uma coragem ainda maior para sair da inércia e partir para a ação. Somando a isso humildade e tolerância para buscar e obter e aceitar os consensos necessários. Tenho convicção de que a falta de disposição, de coragem, de humildade e tolerância que observamos hoje em Ubatuba tem entre suas principais causas uma Educação deficiente, de todos nós, que inclui uma precaríssima Educação em Política.

Nesse último final de semana estive à frente da organização de um curso de formação política aqui em Ubatuba, para filiados do PT de todo o litoral norte. Curso integrante da grade de formação política nacional do partido. Durante o curso, discussões sobre a compreensão da sociedade que vivemos hoje, o modo de produção e acumulação do capital, a teoria da mais-valia de Marx, e discussão sobre o Trabalho na sociedade e o papel dos trabalhadores.

Em determinado momento foi lido um poema para sensibilização dos participantes. Na hora tive a idéia de juntar poesia e realidade na discussão da situação atual dos habitantes de Ubatuba.
Segue abaixo o Poema, com minhas opiniões entre seus versos.


Elogio do aprendizado
B. Brecht

Aprenda o mais simples! Para aqueles
Cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas
Aprenda! Não desanime!
Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!

Aprenda, homem no asilo!
Aprenda jovem estudante, que um dia será trabalhador, e mais tarde aposentado. Aprenda para que não seja desempregado e depois, desamparado. Aprenda para que não precise emigrar/imigrar em busca de oportunidades.
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda trabalhador e trabalhadora, que a vida é para ser libertação. Aprenda que além do trabalho é preciso lutar por dignidade, saúde, pela educação, pela família, por lazer, para que não fiquemos sempre na prisão.
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprendam todas as mulheres que é também seu direito e seu dever participar e compartilhar de tudo nessa vida.
Aprenda, ancião!
Aprendam todos aposentados que a luta não termina com a idade. Muda a sua função. Permanece a responsabilidade de cuidar dos seus, de sua cidade e aumentam os direitos, adquiridos pela contribuição dada à sociedade e pela experiência de uma vida.
Você tem que assumir o comando!

Frequente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Casa para morar, casa para lazer, casa para o esporte, para a cultura, casa de saúde com qualidade (nossa Santa Casa?), casa de educação digna (nossas escolas?), casa de oportunidades (nossos empregos, nossos negócios?);
Você que não tem saneamento, que não tem uma cidade limpa e segura: escola não precisa ser formal. O livro pode também ser um amigo, um político honesto, uma revista, a internet, etc. TEM QUE TER APRENDIZADO!
Você tem que assumir o comando!

Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Quanto custa cada obra, quanto custa a merenda escolar, quanto custa para transbordar o lixo, quanto custa um “carro novo” para o prefeito. Por que só alguns têm oportunidade? Por que não há concurso público?
Por quê? Por quê?...
Não se deixe convencer
Pela imprensa comprada, pela imprensa oprimida, pela imprensa comprometida. Pelos funcionários comissionados, pelos políticos que se alinham sempre com o poder. Por pessoas sabidamente interesseiras ou desonestas.
Veja com seus olhos!
Converse e observe toda a cidade, todas as obras, os mendigos, os pobres, as casas. Sua casa, sua vida, sua família, sua rua, seu bairro, sua cidade.
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Só acredite no que vê ou no que lhe dizem pessoas de SUA confiança.
Verifique a conta
Quanto ganham os políticos? Valem esse salário? Quanto se gasta na saúde pública, na educação, com o social? O que está sendo feito para gerar emprego, para melhorar o uso do dinheiro público, para combater a corrupção, para melhorar a segurança pública?
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: o que é isso?
Transforme a informação e o conhecimento em COMPREENSÃO.
Você tem que assumir o comando!

Comentários

Malheiros disse…
Caro Maurício,
Não me importo de me identificar: sou o pai do Felipe, que trabalhou para você na campanha para Prefeito. Admiro seu trabalho, embora tenha sérias objeções e restrições ao PT. Principalmente, concordo que é preciso participar, para tentar influenciar. Mas, veja você o que acontece em algumas "assembléias" ou "grupos de discussão": quem fala mais alto, ou quem fala mais, ou quem não deixa mais ninguém falar, esse - ou esses - acabam ficando com a decisão, acabam "ganhando", no sentido popular. Mesmo que sua(s) idéia(s) não seja(m) a(s) melhor(es) no assunto em questão. Mesmo que não tenham razão, até. Entende o que quero dizer? Bastante barulho abafa a verdade, às vezes... A verdade pode ser muito tímida, por incrível que pareça. E não consegue se dar a conhecer em ambientes demagógicos, de balbúrdia ou de desentendimento. A verdade precisa de calma, de paciência, de ouvidos abertos e bocas fechadas. Desculpe. Não é diretamente com você, mas com seu partido e com outros políticos, especialmente de "esquerda". Idealismo e boa vontade não chegam para a democracia.

Um abraço

Carlos
Rogério Frediani disse…
Algumas considerações...

Rogério Frediani / Vereador - PSDB
O Sr. Mauricio Moromizato em seu artigo Educação e/ em política, fez algumas colocações que na minha humilde opinião são maior relevância, e deveriam ser preocupação de todos, mas devo aqui fazer algumas considerações em algumas colocações do mesmo.

Quanto ao aumento salarial dos agentes políticos concordo plenamente, se comparado aos 5% que o Sr. Prefeito ora empurra aos funcionários públicos municipais.

Mas devo aqui informar que este aumento foi concedido no mandato passado (dezembro de 2008), portanto a atual Câmara de 2009 não pactuou com isso.

Com relação a “falta de confiança” nas informações dos poderes públicos, devo dizer que as seções de Câmara acontecem todas as terças feiras e o Sr. Mauricio poderia freqüentar as mesmas, usar a tribuna e fiscalizar o que esta Casa de Leis tem proposto para melhorar nossa cidade e a qualidade de vida da população.

Trazendo para o debate questões que ache pertinentes para nossa cidade, colocando para discussões com os vereadores suas opiniões, criticas e projetos.

Concordo plenamente quando ele diz “sair da Inércia”, por isso o convido a se juntar a todas as pessoas que querem o melhor para Ubatuba, sem partidarismo, sem rancores, e sim na soma das idéias e projetos, onde sim ganhamos todos!

Deixo aqui uma frase que para o momento é muito pontual, do grande educador Paulo Freire:

“Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão.”

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu