Bolsa Família

Uma bolsa aberta para fraudes

Metade das prefeituras deixa de divulgar beneficiados em programa do governo federal

De Edson Luiz no Correio Braziliense
Uma pesquisa feita por amostragem pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que 51% das prefeituras fiscalizadas por sorteio não divulgaram a relação dos beneficiários do Bolsa Família. Isso aumenta a possibilidade de fraudes no programa, principalmente nos casos de pessoas que deixaram de depender do benefício, mas continuam cadastradas.


Apesar de alto, o índice, que se refere aos dois últimos anos, é 12% inferior aos dados de 2003 a 2005, quando 62% dos municípios analisados não mostravam os nomes de quem recebia o auxílio.

Pelo decreto do governo, todos os municípios devem divulgar amplamente a relação dos beneficiários do Bolsa Família. Mas, das 446 prefeituras sorteadas para serem fiscalizadas, 227 não tinham tornado pública a lista das pessoas que estavam dentro do programa. Isso representa metade das cidades pesquisadas por meio de cruzamento dos relatórios de auditorias e questionários enviados pela CGU. Muitas vezes, famílias que antes recebiam o dinheiro do programa se mudaram, mas continuam na relação de recebedores.

Isso aconteceu em Oeiras do Pará (PA), onde a CGU fez uma auditoria em diversos tipos de programa, incluindo o Bolsa Família. Os técnicos observaram que pelo menos cinco pessoas tinham deixado a cidade e não havia fiscalização suficiente para inspecionar os critérios de recebimento do benefício.

Em Cedral, no Maranhão, os funcionários da Controladoria também encontraram casos semelhantes. Além disso, na cidade maranhense 10 crianças não estavam nas escolas onde diziam ser matriculadas. Algumas mudaram ou foram transferidas.
Leia mais (só para assinante)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu