Crime e castigo



Vitima das circunstâncias

Sidney Borges
Hélio Castroneves está vivendo momentos delicados. Na foto ele aparece ao lado da irmã Katiucia e de seu ex-advogado Alan Miller, também implicados no processo que poderá colocar o elegante trio no xilindró.

Em linhas gerais, pois não há interesse em minudências, a justiça americana diz que o piloto recebeu seis e declarou um, os outros cinco foram depositados em contas no exterior. Lá não pode, aqui também não pode, mas aqui é aqui. Não existe pecado do lado de baixo do Equador.

Nos Estados Unidos enganar o fisco não é boa política, mas como as condições brasileiras são diferentes dá pra desenvolver a tese de vítima da sociedade. Dica para os advogados. Ôps, um pouco tarde, o julgamento já aconteceu.

Hélio Castroneves é brasileiro, foi criado na ética da contra-reforma. Na terra de Cabral as coisas são mas não são, pregam-se virtudes e cometem-se pecados ao som de Bossa-Nova, quando a trilha é Waldick Soriano.

Hélio Castroneves é um cidadão do andar de cima, no Brasil dificilmente seria preso, foi educado sabendo disso, portanto suas ações tem como base o contexto social onde seu caráter se desenvolveu. Técnicamente ele é inocente, uma pobre vítima da dubiedade reinante.

Há alguns tabus, aquele médico pedófilo de nome complicado ficará trancafiado até morrer, enquanto o assassino Pimenta Neves permanecerá em liberdade até morrer. Uma moça que se passava por membro da família Tranchesi deu um cheque sem fundos de algumas centenas de reais e ficou presa oito meses. A dona da Daslu, Tranchesi de verdade tungou a viúva em mais de um bilhão de reais e ficou presa algumas horas.

Hélio Castroneves nunca deveria ter saído do Brasil. Viver entre bárbaros é perigoso. Eles têm o péssimo hábito de prender quem comete crimes e consideram o pior dos delitos enganar o governo.

No Brasil um vereador de São Paulo declarou menos de 200 mil reais em bens e omitiu uma casa de 6 milhões. Sabem o que vai acontecer? Nada, continuará vereador e jamais será preso. Nos Estados Unidos pegaria perpétua sem condicional. Nem vão perguntar de onde saiu a grana da construção da casa. Não somos indiscretos.

Segunda ou terça-feira o Homem Aranha saberá a sentença. Torço por ele, é um bom rapaz, seu único mal foi ter nascido na terra da relatividade e seguido à risca os mandamentos de sua classe social. Hélio também pode ter sido vítima de armação e então será absolvido e tudo terminará em pizza. Desde que não seja aquela torta que chamam de pizza.

Em caso de condenação talvez Lula peça clemência. Obama certamente ouvirá o mestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu