Sincretismo não!

Papa pede que missas africanas não distorçam a liturgia católica

Bento XVI falou a bispos na capital de Camarões. Ele faz sua primeira visita à África como pontífice.

Da EFE, em Iaundé
O papa pediu nesta quarta-feira (18) aos bispos e padres da África que preguem dando exemplo, para que não haja diferença entre o que ensinam e como vivem, que defendam as famílias e se oponham ao divórcio, e que as alegres celebrações religiosas africanas não distorçam a liturgia católica.


Bento XVI fez as declarações no discurso dirigido aos 30 bispos da Conferência Episcopal de Camarões, com os quais se reuniu em seu segundo dia na cidade de Yaoundé e diante dos quais ressaltou a importância da liturgia nas manifestações da comunidade católica africana.

"Estas celebrações são festivas e alegres, mas é essencial que as mesmas não sejam um obstáculo, mas um meio para entrar em diálogo e comunhão com Deus", afirmou o papa, que insistiu na necessidade de que sejam "dignas".


Desta forma, o papa expressou sua preocupação com a rica religiosidade africana, que muitas vezes inclui nas cerimônias ritos tradicionalmente tribais e os sobrepõe à liturgia católica.

Em um país onde os católicos são 26,7% da população (cerca de quatro milhões de fiéis), seguidos pelos muçulmanos, que são 22%, Bento XVI deu especial atenção à forte penetração das seitas pentecostais vindas da América, à proliferação dos movimentos esotéricos e à religiosidade supersticiosa.
Leia mais

Nota do Editor - O Papa parece procupado em recuperar valores perdidos ao longo do tempo. Não vai conseguir, a Idade Média acabou, embora em algumas cidades brasileiras ainda prevaleçam valores medievais. Eu sempre escutei de médicos respeitáveis que o uso de camisinha é uma forma de prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Ontem o Sumo Pontífice disse o contrário. Apesar da propalada e não provada infalibilidade papal, prefiro acreditar nos médicos. (Sidney Borges)

Comentários

Anônimo disse…
Oi sidney.

A Igreja esta interessada em valores,não necessariamente medievais,vida,familia,unioes estaveis,vida espiritual,ta certo que hoje poucos ligam,mas a igreja não desiste.

Nós devemos realmente ouvir os medicos,todos os medicos e essa conduta vai ajudar a fazer escolhas.
Li 10 anos atras o livro do jornalista homossexual gabriel rotelo,"comportamento sexual e aids"(tem na nossa biblioteca).
Ele se apresentava como critico das ideias que circulam hoje,o nosso faça tudo que quiser mas faça com camisinha.
O resultado ta ai.
Adolescentes de 14 anos com hpv deixam os medicos do hc de cabelo em pé.
Lesões pre cancerigenas grau 3 de cancer de utero,em adolescentes de 14 anos,impensavel alguns anos atras.
Veja a sociedade brasileira de mastologia,mes passado pediu que meninas menores de 18 anos não tomem pilula,devido ao crescente aumento do numero de casos de cancer de mama em jovens.
Não é facil....

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu