Manchetes do dia

Sábado, 28 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Investigação atinge outra obra da Camargo Corrêa"

Ministério Público vai apurar se houve desvio na usina de Tucuruí (PA)

O Ministério Público, que investiga supostas doações ilegais da Camargo Corrêa a partidos, incluirá a usina de Tucuruí (PA) no rol de obra sob suspeita de superfaturamento. A apuração integra operação em que quatro diretores da empresa foram presos pela Polícia Federal. Para a Procuradoria, o dinheiro eventualmente pago a mais pode ter sido usado pela empreiteira em doações irregulares. Segundo ação na Justiça do Pará, a obra das eclusas de Tucuruí foi orçada em R$ 230,6 milhões, dos quais R$ 6,8 milhões teriam sido desviados. Apontado pela PF como coordenador da distribuição de doações da empreiteira, Luiz Henrique Maia Bezerra, representante da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em Brasília, é filho do ministro do Tribunal de Contas da União Valmir Campelo. Campelo é relator de processos que envolvem a Camargo Corrêa. Para ele, não existe conflito de interesses. Bezerra não quis falar. O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, contratado para defender a Camargo Corrêa, disse acreditar que a empresa não cometeu crimes.

O Globo
"Lula aconselha a não pedir aumento"

Presidente diz que trabalhador não ganha em crises: o importante é produzir mais para gerar emprego

O presidente Lula recorreu à sua biografia de sindicalista e sugeriu ontem que, nestes tempos de crise, os trabalhadores não peçam aumento salarial. “Hoje, mais do que fazer uma pauta de reivindicações pedindo aumento, temos que contribuir para que a empresa venda mais e contrate”, disse, durante uma feira de construção em São Paulo. Depois acrescentou: “Não existe possibilidade na história do mundo de os trabalhadores se beneficiarem em hora de crise.” Balanços de empresas exportadoras, como Embraer, Sadia e Aracruz, divulgados ontem, trouxeram grandes prejuízos no quarto trimestre. A alta do dólar, as perdas no mercado financeiro e a queda das vendas fizeram as companhias amargar um desempenho pífio também no ano. O resultado foi uma forte desvalorização nos preços das ações: Embraer a Aracruz tiveram as maiores quedas na Bovespa: -8,50% e -7,27%, respectivamente. A declaração de Lula de que a crise foi provocada por “gente branca e de olhos azuis” repercutiu na imprensa internacional.

O Estado de São Paulo
"Corte no IPI dos carros vale por mais três meses"

Acordo prevê a manutenção de emprego nas montadoras

Governo, sindicatos e montadoras chegaram a um acordo para que seja prorrogada por três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros. Nesse período, as fábricas não poderão demitir funcionários, mas estarão liberadas para dispensar os trabalhadores temporários cujos contratos vencerem. A redução do IPI derrubou o preço dos carros em até 7% e, em plena retração econômica, fez as vendas no primeiro trimestre superarem as do início de 2008. Mesmo assim, as montadoras cortaram 4 mil postos de trabalho. Por isso, o governo agora exigiu das empresas a contrapartida da manutenção dos empregos. Com a alegação de que suas exportações caíram 52,3%, a Ford anunciou ontem a abertura de um plano de demissão voluntária, o que é permitido pelo acordo.

Jornal do Brasil
"Governo segura preço dos carros"

Redução de imposto sobre veículos será mantida para aumentar vendas

O Palácio do Planalto decidiu que prorrogará a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricação de veículos. O desconto, previsto para vigorar somente até terça-feira, começou em dezembro e segurou os preços dos automóveis. Com isso, as montadoras brasileiras recuperaram a produção, abalada no início da crise econômica, e mantiveram-se imunes aos problemas de suas matrizes no exterior. Setores do governo calculam que o aumento das vendas compensou a perda com o IPI, pois aumentou a arrecadação federal com outros tributos incidentes sobre a fabricação de carros. Mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá reunir-se com os ministros da área econômica, sexta-feira, para definir medidas em favor das prefeituras afetadas pelo corte temporário do IPI. Uma parcela da arrecadação do tributo compõe a maior fonte de receitas do Fundo de Participação dos Municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu