Manchetes do dia

Sábado, 14 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Protecionismo não é saída, afirma Lula antes de ver Obama"

Presidente pretende dizer ao colega que países ricos ‘precisam aprender a tomar conta dos seus bancos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende atacar o protecionismo dos países ricos no encontro que terá hoje em Washington com o colega Barack Obama. Antes de embarcar para os EUA, Lula afirmou em entrevista no Planalto que o protecionismo é “um desastre para a economia mundial” no médio prazo. “Não é possível que o mundo rico, que passou meio século dizendo que era preciso comércio livre, criou a globalização, derrubou o muro de Berlim, agora,no primeiro calo que começa a doer, ache que tem que voltar o protecionismo.”

Lula defenderá uma ordem mundial de mais equilíbrio entre ricos e emergentes. Ele pretende dizer que sua maior preocupação é a retomada do crédito internacional e que os ricos “precisam aprender a tomar conta de seus bancos”. Em Londres Guido Mantega (Fazenda) defendeu a nacionalização bancária como a resposta “mais concreta e mais rápida” para salvar o setor, relata Clóvis Rossi.

O Globo
"Contenção de gastos vai afetar concursos públicos"

Governo suspenderá testes de seleção para mais de 4 mil vagas na União

Além de cancelar ou adiar reajustes prometidos a servidores para este ano, o governo suspenderá concursos públicos para conter os gastos diante da queda na arrecadação provocada pela crise global. Antes de protelar os reajustes, o governo faz estudos jurídicos para assegurar que não terá problemas na Justiça, apesar de um dispositivo legal permitir a suspensão dos aumentos em caso de queda na arrecadação. Sobre os concursos, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que serão mantidos apenas os considerados prioritários, como os da Educação. O governo já havia feito autorizações para 4.227 vagas.

O Estado de São Paulo
"Lula critica protecionismo nos EUA"

Na véspera de encontro com Obama, ele cobra decisões políticas, e não técnicas, contra a crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir hoje com o presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington. No centro do encontro estará a crise internacional, e um dos temas deverá ser o protecionismo. "Não é possível que agora, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que têm de voltar ao protecionismo", disse Lula, antes de embarcar. Ele cobrou decisões políticas: "Não é hora de tagarelar, é hora de agir". Segundo o Departamento de Estado, a reunião com Obama vai tratar do papel do Brasil na ação internacional coordenada contra a crise, "O relacionamento (entre Brasil e EUA) tem um forte componente de parceria global, é um reconhecimento da ascendência do Brasil no mundo", disse o secretário-assistente de Estado, Thomas Shannon. O chanceler Celso Amorim, por sua vez, disse que Cuba estará "inevitavelmente" na conversa entre Obama e Lula.

Frase
Presidente Lula
"Não é possível que, no primeiro calo que começa a doer, eles achem que tem que voltar o protecionismo”.

Jornal do Brasil
"Lula, Obama e o menino Sean"

Disputa judicial e crise estão na pauta do primeiro encontro dos dois presidentes

Centro de disputa judicial entre o americano David Goldman e a família da brasileira Bruna Bianchi, o menino Sean será um dos principais assuntos do encontro dos presidentes Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, na Casa Branca.

O caso adquiriu contornos diplomáticos, por pressão do Departamento de Estado dos EUA. Na conversa com Obama, Lula promete criticar o protecionismo americano e discutir a necessidade de retomada do crédito internacional para empresas, como forma de combate à crise econômica global.

Para o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, o encontro pode abrir espaço para mais exportações do Brasil para os EUA, atualmente o principal destino dos produtos nacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu