Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Queda do PIB no Brasil é uma das piores do mundo"

Diante de recuo de 3,6%, Lula cobra rapidez na queda de juros básicos

A crise econômica global abortou o maior ciclo de crescimento sustentado da economia brasileira desde o Plano Real. O PIB (soma das riquezas produzidas no país) caiu 3,6% no último trimestre de 2008. Foi o pior desempenho da série do IBGE iniciada em 1996. A comparação com outros países mostra que o Brasil está entre os mais atingidos pela crise, ao contrário do que o governo vinha afirmando. Entre 37 nações, só 5 – Coréia do Sul, Taiwan, Tailândia, Indonésia e Estônia – afundaram tão ou mais rapidamente que o Brasil.
A queda foi puxada por forte retração no consumo das famílias, a maior em oito anos, e nos investimentos. O resultado foi pior do que o esperado pelo governo. Em reunião como os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Henrique Meirelles (Banco Central), o presidente Lula pediu maior rapidez na redução dos juros e avaliou que o mais adequado é uma queda de 1,5 a 2 pontos. Hoje, o BC define a nova taxa básica, a Bovespa subiu 5,59% impulsionada ainda pelo otimismo mundial com o lucro do Citibank.


O Globo
"Indústria desaba, consumo cai e já se teme 2009 com recessão"

Queda do PIB no 4º trimestre, maior que prevista, aumenta pressão por redução de juros

A crise internacional atropelou a economia brasileira no último trimestre de 2008. O país, que crescia há 12 trimestres, registrou queda de 3,6% de outubro a dezembro, surpreendendo analistas. Foi o pior resultado desde o quarto trimestre de 1990, quando o Brasil vivia os efeitos do Plano Collor. Ainda assim, em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,1%, O forte recuo na produção da indústria, a queda na taxa de investimento e o freio no consumo das famílias – que não acontecia desde o início do governo Lula – provocaram o que o IBGE chamou de "ruptura" no crescimento. O presidente Lula, que em outubro de 2008 previra uma marolinha, disse ontem que “o susto já passou". O resultado do PIB levou consultorias a prever recessão em 2009, o que aumenta a pressão para que o BC corte juros hoje.

O Estado de São Paulo
"PIB desaba no 4° trimestre e risco de recessão aumenta"
O PIB brasileiro caiu 3,6% no último trimestre de 2008 ante o trimestre anterior. Foi a maior queda da série, iniciada em 1996, e revela que os efeitos da crise internacional afinal chegaram ao Brasil. O resultado foi influenciado pela indústria, que recuou 7,4%, e os investimentos, que tiveram retração de 9,8%. O consumo das famílias, responsável por 60,7% do PIB, caiu 2%, o primeiro resultado negativo desde 2003, No acumulado de 2008, o PIB cresceu 5,1%. Analistas, contudo, preveem que os Investimentos públicos e privados devam cair 6% neste ano, e consideram quase impossível terminar 2009 com crescimento positivo do PIB. Nas circunstâncias atuais, cresce a perspectiva de uma nova queda no primeiro trimestre. Se isso ocorrer, seria um quadro técnico de recessão - dois trimestres seguidos com recuo do PIB. O governo considerou os dados ruins, mas não desesperadores, Para o presidente Lula, “mesmo que (o crescimento) seja próximo de zero, o Brasil certamente será um dos poucos países do mundo que não terão uma recessão".


Jornal do Brasil
"Medo da recessão"

Retração do PIB em 3,6% no último trimestre de 2008 forçará o BC a reduzir taxa de juros

A economia brasileira teve no fim do ano passado a primeira retração desde 2005 e a pior desde 1996, com o PIB encolhendo 3,6% no quarto trimestre em relação ao terceiro, segundo dados do IBGE. Se, por um lado, o resultado sinaliza uma proximidade perigosa da recessão, por outro abre espaço, na avaliação de especialistas, para o anúncio hoje de um corte de até 2 pontos percentuais na taxa básica de juros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu