Manchetes do dia

Sábado, 07 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Industria tem maior queda em 19 anos"

Produção recuou 17,2% em janeiro, pior taxa desde o plano Collor; analistas projetam baixa de 1,5 pontos nos juros

A produção industrial brasileira despencou em janeiro 17,2% em relação a igual mês do ano passado. É o pior resultado desde 1990, quando o pais vivia os efeitos recessivos do Plano Collor. No trimestre de novembro a janeiro o desempenho médio da industria mostrou queda de 6,2%, pior patamar dos últimos quatro anos. Em relação a dezembro, o setor cresceu 2,3%, após três meses de queda. A alta foi puxado pelo setor automotivo, graças á redução do IPI. O fraco resultado de janeiro surpreendeu muitos analistas, Eles acreditavam que o ajuste mais forte da produção já tivesse ocorrido no ano passado. Diante dos números divulgados pelo IBGE, o mercado agora aposta em corte de até 1,5 ponto percentual na taxa básica de juros do Banco Central na próxima quarta-feira. Hoje a taxa é de 12,75% ao ano. As consultas ao BNDS sobre novos empréstimos, que indicam a disposição do empresariado para investir , caíram 42% em janeiro em relação a 2008.

O Globo
"Aborto faz Igreja excomungar médicos mas não estuprador"

Para Arcebispo, estupro é menos grave; Lula apoia equipe médica

Após anunciar a excomunhão de toda a equipe médica que fez o aborto legal da menina de 9 anos estuprada pelo padastro e que engravidou da gêmeos, o arcebispo de Olina e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, disse ontem que o crime de estupro é "menos grave" que o de aborto. A mãe da menina que autorizou o procedimento, também foi excomungada, mas o padrasto, que cometeu o crime, não teve punição da Igreja. Para o presidente Lula, os médicos foram mais corretos do que a Igreja.

O Estado de São Paulo
"Lula pressiona PT para lançar Palocci ao governo paulista"

Em conversa com Mercadante, presidente diz que ex-ministro é o melhor nome

O presidente Lula pressiona o PT a lançar o deputado Antonio Palocci candidato ao governo de São Paulo em 2010. A bordo do Aerolula - em voo entre Brasília e Campinas, diante de ministros e assessores palacianos -, ele disse ao senador Aloizio Mercadante, outro potencial candidato, que o ex-ministro da Fazenda é o nome mais indicado para disputar a sucessão de José Serra. Mercadante ponderou que os processos enfrentados por Palocci poderiam dificultar sua campanha, informa a repórter Tânia Monteiro. Lula, porém, está certo de que o STF não vai responsabilizar o ex-ministro pela violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. E afirmou que Palocci não deve se intimidar com os processos abertos sobre sua passagem na prefeitura de Ribeirão Preto. "Fosse assim, durante as denúncias do mensalão, eu teria ficado trancado no Palácio da Alvorada”, disse Lula. ObamaA reunião entre Lula e o presidente dos EUA, Barack Obama, foi antecipada para o dia 14. Cuba e Venezuela deverão estar na pauta.

Jornal do Brasil
"Calor de arrasar"

Massa de ar quente leva cariocas a sofrerem com temperatura alta

Atraso na chegada do verão e uma massa de ar quente estacionada na região central do Brasil, que barra as frentes frias, são as causas do calor fenomenal que fez o carioca penar – assim como boa parte dos brasileiros – no dia mais quente do ano. Para piorar, a expectativa é que o calor aumente a poluição nas praias. Na Barra da Tijuca, ontem, o mau cheiro da água já impedia o banho de mar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?