Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Empresas ampliam pedidos de renegociações de dívidas"

Instrumento que substituiu a concordata tem demanda quadruplicada

Pedidos de recuperação judicial, instrumento pelo qual as empresas ganham tempo para retomar seus pagamentos aos credores, tiveram aumento de 300% no início deste ano em relação ao começo de 2008. Os dados são de levantamento feito pela Serasa Experian. Em janeiro e fevereiro houve 135 pedidos de recuperação judicial – no mesmo período do ano passado, foram 34. Para o Serasa, o aumento se deve ao perto do crédito, com menos recursos e taxas maiores,e à piora da situação econômica enfrentada pelas empresas.

O instrumento substituiu a antiga concordata a partir da Lei da Falências de 204 e envolve um caminho burocrático e árduo de negociação entre os envolvidos, acompanhado pela Justiça. A primeira empresa a entrar em recuperação judicial foi a Varig em julho de 2005. Como no início da vigência da nova lei a economia brasileira acabava de entrar em um ciclo de crescimento, poucas empresas – e seus credores – tiveram interesse no mecanismo. Segundo a Serasa, o número de pedidos de falência ficou estável em relação a 2008.

O Globo

"Dilma, Fazenda e governadores não se entendem sobre pacote"

Desoneração de impostos e subsídios emperram o plano de Lula

O pacote de habitação do governo Lula, negociado há mais de três meses, tem sérias dificuldades para sair do papel. Num momento em que a arrecadação está em queda, os técnicos da área econômica tentam encontrar uma fórmula para levantar R$ 10 bilhões. Inicialmente, o programa tinha o objetivo de estimular a construção civil e, consequentemente, a economia. Mas, depois, a decisão do presidente Lula foi costurar medidas de cunho mais social, com subsídios.
Pediu ajuda dos governadores para reduzir impostos sobre materiais de construção, mas a reunião da última terça-feira com os governadores não foi bem-sucedida. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não soube dizer quanto tempo o plano vai durar nem quanto o governo federal poderia injetar. Na Fazenda, há discordâncias sobre o Fundo Garantidor, que honrará prestações se o mutuário perder o emprego.


O Estado de São Paulo
"Lula descarta corte de gastos para evitar crise"

Para o presidente, 'agora é a hora' de fazer investimentos públicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo não pretende fazer economia para enfrentar a crise. Em discurso a uma plateia de empresários, ele afirmou que não será possível vencer a turbulência se "os ministros resolverem fazer contingenciamento cada vez maior, cada vez gastar menos, cortar salários". Pura Lula, a solução para "poder fazer este País crescer" é realizar "investimentos, com ousadia, disponibilizando crédito". Sobre se deveria haver algum arrocho, ele disse três vezes “não me peçam". Para Lula, “é a hora de a gente aproveitar essa crise para fazer o que nós não tivemos coragem de fazer nos últimos 20 anos", sugerindo mais investimentos públicos. O presidente defendeu que os países ricos tenham "coragem" de estatizar os bancos, para "recuperá-los e depois, se quiserem, entregar os bancos a quem eles entenderem que devem entregar".

Obama
A reunião entre Lula e o presidente dos EUA, Barack Obama, foi antecipada para o dia 14. Cuba e Venezuela deverão estar na pauta.

Jornal do Brasil
"Alto risco no forno da CSN"

Para o Instituto de Resseguros do Brasil, equipamentos da siderúrgica opera sem cobertura

A Companhia Siderúrgica Nacional tem espalhado medo entre os moradores de Volta Redonda e, sobretudo, quem trabalha na empresa. Há mais de um ano, seus três alto-fornos estão operando sem cobertura do seguro. O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense pediu fiscalização ao Ministério Público e à Delegacia Regional do Trabalho. Os trabalhadores temem acidentes devido a falhas de manutenção. Segundo o Instituto de Resseguros do Brasil, o mercado não estaria disposto a assumir riscos de companhias de práticas irregulares de segurança. Com nove liminares obtidas na Justiça para obtenção de resseguro, a CSN nega os problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu